MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 2° DISTRITO NAVAL
Hoje (20), o Navio-Patrulha “Guaratuba” apreendeu embarcação com carga suspeita de milhares de caixas de cigarro sem documentação próxima à Mangue Seco-BA. A embarcação será escoltada até Salvador-BA para ações decorrentes junto às autoridades competentes.
O constante aprimoramento do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul proporcionará, cada vez mais, ações de combate à ilícitos em nossas águas, em esforço integrado com demais agências.
FONTE: 2°DN
Na verdade a marinha faz o que pode pra atender toda a demanda territorial a ser defendida, pena que nao temos recursos direcionado a construção naval em si, para atendermos essa demanda teriamos que ter pelo menos 20x mais embarcações inclusive uma Guarda Costeira com embarcações com esse propostito como em muito outros paises, nós não temos uma força clara de defesa costeira além das forças armadas convencionais e muito menos meios necessários para a defesa completa do nossa “amazonia Azul” , porém vem melhorando e progredindo em passos lentos, como agora as etapas finais do nosso primeiro submarino nuclear, e com a aquisição do nosso navio multipropostito , mas ainda temos que fazer muito mais.. bom para um comparação … somos os melhores guerreiros de selva do planeta, e temos um aparato considerado em prontidão da amazonia são mais de 40 mil militares divididos em suas subdivisões… mas o que poderiamos fazer neste momento se um porta-avioes se deslocar para nossa costa ? isso pode acontecer tendo em vista as disputas da Argentina nas Malvinas, e a questao da venezuela com suas disputas territoriais .. se as coisas ficarem feias.. o que podemos fazer para dissuadir um potencial atacante ? outra coisa.. as FARC nunca mais atacaram o Brasil porque ? ou a venezuela ? porque sabem que a resposta brasileira e dura .. e as nossas forças especiais neutraliza qualquer ameaça e certa. !!! levando em conta também que alem do porta aviões ainda tem sua escolta … só ela em si.. ja daria um grande trabalho para neutralizar … 60 avioes – 2 ou 3 navios de defesa aerea e mais 3 de ataque com 130 misseis de médio e longo alcance.. qual é nossa chance ? (considerando somente sua escolta, lembrando que na guerra das malvinas o deslocamento naval britanico foi gigantesco ) imagina agora ? são considerações que não são descartadas pela nossas forças armadas.
Eduardo, que país com tal força naval(contaria apenas 2 com essa capacidade) iria querer atacar o Brasil? De graça, sem motivos e razão?
Nossas forças armadas são dimensionadas de acordo com nossas necessidades estratégicas, com o que temos já damos conta da região,quando mais de uma “força naval” venezuelana.
No que tange à guarda costeira, pra que criar uma força redundante se já existem as forças distritais da MB? Melhor simplesmente dar mais navios patrulha para eles, não?
Parabéns aos militares envolvidos nessa operação e a todos os demais que colaboraram para o total êxito dessa operação !!