Por Craig Hoyle
A Saab está pronta para o trabalho de transição da fabricação, este ano em apoio ao programa de treinamento avançado de jatos de treinamento Boeing T-7A da Força Aérea dos EUA (USAF), da Suécia para os EUA, disse o presidente-executivo da empresa. “Finalizamos nosso plano de produção nos Estados Unidos no que diz respeito ao T-7”, disse Micael Johansson durante uma reunião de resultados do ano inteiro em 11 de fevereiro. “Durante o ano, iremos transferir nossas capacidades na aeronave de treinamento de Linkoping para West Lafayette em Indiana e, em seguida, começaremos a fabricar partes da fuselagem traseira.”
A empresa estabeleceu uma instalação em West Lafayette para produzir seções da fuselagem traseira do T-7A, que passará pela montagem final na unidade de St Louis da Boeing, no Missouri.
A Saab em janeiro de 2020 lançou atividades de produção vinculadas ao treinador em Linkoping, em apoio à fase de desenvolvimento de engenharia e fabricação do programa da USAF. Este trabalho inicial foi relacionado a sete aeronaves de teste.
A USAF planeja adquirir pelo menos 351 aeronaves Red Hawk, com o tipo para substituir seus velhos Northrop T-38.
Durante a mesma apresentação, Johansson disse que a Saab espera entregar quatro caças Gripen E para a Força Aérea Brasileira em 2021, junto com “alguns” para a Força Aérea Sueca.
A empresa também continua em discussão com vários países não divulgados sobre as vendas potenciais de sua aeronave de vigilância GlobalEye baseada no Bombardier Global 6000, disse Johansson.
A Saab já entregou dois dos cinco exemplares sob encomenda aos Emirados Árabes Unidos e ele diz que um terceiro exemplar deve ser transferido “em breve”.
A empresa está oferecendo atualmente um número não revelado de GlobalEyes para a Finlândia como parte de uma proposta de programa HX também incluindo o Gripen E/F, e está de olho em uma exigência sueca emergente para substituir um par de aeronaves com sistema de controle e alerta antecipado aerotransportado Saab 340.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Flight Global
Esses jatos de treinamento avançado não seriam interessante para nossa MB ?
Já que eles querem manter a “doutrina, que seja em uma aeronave mais moderna e em melhores condições. Não precisaria ser muitas, apenas umas 6 mesmo para substituir os AF1, apesar que operacional mesmo só tem 2 AF1.
Considerando que esta aeronave vai substituir o T-38 Talon na USAF…
O que propões é um programa FOREVER FIVE II para a MB???
Ou melhor o novo Forever SEVEN…
Mesmo se o Trump tivesse sido reeleito, seria altamente improvável que os EUA aprovassem a venda para o Brasil dessa aeronave principalmente por número de unidades tão pequeno…
Sendo um RED Hawk, o presidente poderia se confundir e acabar dizendo que nosso caça jamais será vermelho… KKKKK…
Quanta besteira em um comentário apenas. Esse caça é da SAAB, que inclusive está fabricando nossos gripens com vários equipamentos americanos.
Qual a prerrogativa para os EUA barrarem a venda de treinadores para o Brasil ? sendo que até nossos super tucanos possuem produção em solo americano.
Sobre questões políticas eu procuro não me aventurar, deixo para os bolsominios eesquerdistas ficarem brigando.