A Leonardo atingiu o nível mais alto no Índice Internacional de Transparência, Anticorrupção e Transparência Corporativa para empresas de defesa. Após um processo de análise de cerca de dois anos, que considera as principais empresas do setor de Defesa e Segurança a nível mundial, a organização independente reconheceu as medidas implementadas pela Leonardo, destacando a adoção de políticas anticorrupção mais rigorosas e um aumento significativo dos seus níveis de transparência. Como resultado das ações realizadas, a Leonardo subiu no ranking do índice em relação à pesquisa anterior de 2015. A pontuação mais alta coloca a empresa na “Banda A”, a Banda mais alta da escala de avaliação, baseada exclusivamente na análise de informações acessíveis a todas as partes interessadas e que avalia 134 empresas do setor em 38 países.
Através de um longo e contínuo compromisso assumido nos últimos anos, Leonardo adotou um novo código de ética e reforçou as responsabilidades e os controles internos dentro da Auditoria Interna, Offset e Trade Compliance. A Companhia também lançou um novo código de gestão de relacionamento com fornecedores, emitiu novas e ainda mais rígidas diretrizes para agentes comerciais e consultores, além de ser a única empresa do setor a obter a certificação ISO 37001: 2016 “Sistema de gestão antissuborno”.
A companhia também tem promovido campanhas internas de denúncia de irregularidades e adotado novas metodologias de avaliação de riscos com especial enfoque nos perfis anticorrupção em relação à responsabilidade de gestão do negócio.
“Transparência, ética e combate à corrupção são a base da governança de Leonardo e este reconhecimento pela Transparência Internacional confirma a validade do caminho que vem sendo trilhado pela empresa há algum tempo. Um caminho que visa a adoção de uma abordagem estruturada e que busca a melhoria constante da eficácia das ferramentas adotadas pela empresa”, sublinha Luciano Carta, Presidente da Leonardo. “O fortalecimento das atividades implementadas, desde a revisão periódica do código de ética e anticorrupção até a implementação de um modelo organizacional de controle interno, tem permitido alcançar um sistema de governança e gestão com sucesso na prevenção de possíveis riscos, promovendo e desenvolvendo uma cultura empresarial ética”.
“O alcance do nível máximo do índice desenvolvido pela Transparency International é o resultado do trabalho constante de uma equipe integrada e coesa, que envolveu todas as funções corporativas relevantes”, afirma Alessandro Profumo, CEO da Leonardo. “Este trabalho permitiu um resultado particularmente significativo e que é motivo de orgulho para todos os colaboradores. Esta conquista demonstra como o cumprimento das regras relativas ao combate à corrupção na conduta empresarial é central e uma prioridade para a realização dos nossos negócios da melhor forma possível em todos os países em que operamos “.
Este importante resultado surge na sequência da nomeação da Leonardo como empresa líder no seu compromisso com a promoção dos dez princípios do Pacto Global relativos aos direitos humanos: emprego, meio ambiente, combate à corrupção e apoio às iniciativas alinhadas com o Desenvolvimento Sustentável Objetivos (ODS), promovidos pelas Nações Unidas.
Que bom, sinal que a limpa que fizeram na empresa deu resultado