Por Capitão-Tenente (T) Fabrício Costa
As Forças Armadas não têm medido esforços para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 no estado do Amazonas e, em especial, na capital Manaus. Passados dez dias que o Governador Wilson Miranda Lima solicitou apoio ao Ministério da Defesa (MD), os números são impressionantes.
Do dia 8 de janeiro para cá, foram transportadas 168 toneladas de carga para Manaus; realizadas 314 horas de voo; entregues 36 tanques de oxigênio líquido, 1.510 cilindros de oxigênio gasoso, 40 respiradores e 12 usinas de oxigênio.
Neste fim de semana, por exemplo, os militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica trabalharam incessantemente para executar, principalmente, as seguintes ações: transporte de pacientes e de oxigênio, montagem de Hospital de Campanha e entrega de respiradores.
Transporte de pacientes
No domingo à noite (17), 15 pessoas foram transferidas para João Pessoa-PB e 12 para Natal-RN. Na madrugada de sábado para domingo, 15 pacientes desembarcarem em Brasília-DF. No sábado à noite, 11 pacientes chegaram a São Luís-MA. Os transportes foram realizados por aviões C-99 da Força Aérea Brasileira (FAB).
Oxigênio
Ainda no domingo à noite, uma aeronave C-130 (Hércules) transportou 10 tanques de oxigênio líquido e um gerador de oxigênio gasoso, de Brasília para a capital amazonense. O total da carga é de 13,5 toneladas.
Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa
Parabéns pela informação. Importante saber o que está sendo feito.
Somente uma pergunta. Saberia informar qual seria o volume de cada tanque de oxigênio líquido, só para ter ideia de quanto corresponde cada um desses tanques em relação aos cilindros de oxigênio líquido? Vi em outras fontes que cada litro de oxigênio líquido corresponde a 860 L de oxigênio gasoso. Com essa informação do volume do tanque daria para ter uma melhor compreensão do serviço que a FAB está realizando.
Obrigado