A Korea Aerospace Industries (KAI), liberou algumas fotos da linha de montagem do KF-X, mostrando seus avanços na construção dos primeiros protótipos.
O primeiro já está com estabilizadores verticais instalados, e o segundo protótipo está sendo montado com o sistema FASS (Fuselage Automated Splice System).
KF-X é o mais caro e o mais ambicioso programa de desenvolvimento de armas na história da Coreia do Sul, tendo o seu desenvolvimento iniciado no final de dezembro de 2015 e espera-se que seja concluído até 2026.
O know-how acumulado na produção das aeronaves da série KT-1 e T-50 foram considerados de grande ajuda à KAI para a instalação da linha de montagem KF-X.
O FASS, em particular, ajuda a montar 381 peças individuais e outras 9.500 peças com menos de 0.025 mm de margem de erro.
A KAI utilizou o FASS primeiro com a linha de montagem do T-50 e depois com KUH-1 Surion. O FASS desenvolvido para KF-X é um modelo mais avançado que o utilizado anteriormente.
FONTE e FOTOS: Korea Aerospace Industries
Algo interessante que demonstra que quando uma nação deseja, pode conseguir: os iranianos conseguiram dominar a tecnologia para produzir suas próprias turbinas aeronáuticas (e outras).
Eu assisti um publicitário da empresa de engenharia e fabricação de pás de turbina Mapna-Parto por ocasião do 20º aniversário da empresa e referindo-se à construção de pás de turbinas de cristal único por método de classificação
Na minha opinião, esta é a mais importante conquista da engenharia técnica na história do Irã, além dos mísseis e nuclear.
Se a coreia tem condições de construir um aviao desses vc imagina a embraer o que conseguiria fazer,so que aqui nos temos os piores politicos do mundo !!!!!
O Brasil deveria copiar o exemplo Sul Coreano, aprender com os Suecos no programa Gripen NG E/F, produzir uma versão stealth do Gripen NG E/F e quem sabe no futuro ingressar no programa Tempest do Reino Unido e a Suecia para um caça de 6ª Geração.