Entre os dias 09 e 12 de dezembro, a aeronave UH-12 Esquilo N-7085, do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1) embarcou no Navio Doca Multipropósito Bahia (G 40) em apoio à missão NAUTILUS, realizada no trecho marítimo entre a Baía de Guanabara e a Ilha da Madeira.
A comissão teve como missão primária prover proteção ao submarino nuclear norte-americano USS Vermont (SSN 792), que participou das cerimônias de batismo do submarino Humaitá (S 41), da união das seções do submarino Tonelero (S 42) e da comemoração alusiva ao Dia do Marinheiro.
Além da oportunidade de operar com a Esquadra, e com uma embarcação de Marinha estrangeira, a comissão permitiu o adestramentos da tripulação em missões de esclarecimento, limpeza de área, alerta SAR e QRPB.
Esquilos com metralhadora e lança foguetes…
Ok, é melhor que nada, mas ainda estamos na época do Vietnã?
Isto aí é apenas decorativo. Que valor tem um heli desse contra adversários com meios modernos em mar e terra?
Um alvo fácil a ser abatido como um pato apenas isso.
Enquanto alguns comemoram eu sinto vergonha disto, é ridículo.
E sobre os Super Cobra? Desistiram?
E qual é o problema…uma arma rudimentar ainda é melhor que nada….quando trabalhava na segurança, entrei em tiroteio apenas eu e mais um guarda da prefeiutura contra 5 elementos, o guarda tinha um 32, eu tinha comigo uma pistola 380 e um revolver 38, enquanto desses elementos veio rajadas de submetralhadora, não consseguimos derruba-los, mas consseguimos fazer eles recuar….fugir de um combate porque as armas estão em desvantagem é covardia…se este helicoptero atrapalhar um ataque já é suficiente para as outras armas entrarem em ação de apoio e mudar os rumos do conflito não achas?
Este helicóptero não tem condições de atrapalhar um ataque contra um navio. Na verdade ele vai dar trabalho ao navio, que terá que defendê-lo.
Esta comparação que você fez com o confronto que teve que encarar é descabida porque este heli não teria qualquer chance de sobreviver contra o que se usa hoje em dia.
Quem iria atacar um submarino em missão de visita? Qual tipo de ameaça ofereceria algo que um heli armado assim não poderia revidar? E as lanchas ao redor do submarino tb estão armadas.
Sandice…
Isso é uma missão de Force Protection, contra ameaças assimétricas…
Não é contra uma Esquadra inimiga…
Para fazer a escolta aérea de um tráfego marítimo, em um percurso curto como esse, precisa de mais do que isso???
Não, mas o problema é que não há muito mais que isso…
O Super Linx também é de ataque, mas é ótimo saber que o Esquilo também comporta armamentos.
Apesar de que a Marinha quer substituir todos os helicópteros Esquilos pelo H135 da Helibras.
A Marinha não quer fazer isso. Ela quer novos H125 para substituir os existentes que são muito velhos, apesar de ainda darem no couro, graças a manutenção que recebem.
bom saber que os esquilos da MB podem operar com metralhadoras laterais também..desconhecia esse equipamento nessa aeronave
Leia aqui: https://www.defesaaereanaval.com.br/artigos/esquadrao-hu-4-evam-e-tiro-real-de-metralhadora