A introdução do 5G mmWave (FR2) é um desafio para o desenvolvimento do dispositivo e também requer novas abordagens de teste. As telecomunicações precisam garantir a confiabilidade contínua das chamadas E911 e a determinação precisa da localização em dispositivos móveis.
A Rohde & Schwarz verificou o desempenho do GPS assistido (AGPS) em um dispositivo móvel comercial, ao mesmo tempo em que transferia dados usando ondas milimétricas 5G (mmW). Esse recurso agora está disponível com o sistema de teste Rohde & Schwarz TS-LBS (serviços baseados em localização). O 5G NR usa frequências na faixa de frequência FR1 (<7,125 GHz) e na faixa de frequência FR2 mmW (> 24 GHz).
O FR2 cria desafios para dispositivos móveis devido ao alto consumo de energia e calor. O FR2 está se tornando mais comum em dispositivos móveis na América do Norte, disse a Rohde & Schwarz. Quando usados juntos no sistema de teste TSLBS, o testador de comunicação de rádio R&S CMX500 e o testador de comunicação de rádio de banda larga R&S CMW500 fornecem uma plataforma de teste completa e contínua capaz de testar LTE, 5G NR FR1 e FR2, enquanto o gerador de sinal vetorial R&S SMBV100B simula o GPS Sinais L1 e L5, Galileo, GLONASS e BeiDou para A-GNSS.
Outras tecnologias de posicionamento que usam sensores de pressão barométrica, Wi-Fi ou Bluetooth também podem ser testados na mesma solução, e as tecnologias legadas GSM, WCDMA e LTE são suportadas. “A adição de FR2 mmW à nossa solução de teste TS-LBS oferece aos clientes os recursos mais recentes necessários para continuar a certificar seus dispositivos móveis para os padrões 5G em evolução”, disse Bryan Helmick, da Rohde & Schwarz. “Os clientes podem facilmente adicionar 5G aos sistemas LTE TSLBS existentes com a simples adição de um R&S CMX500. O suporte FR2 requer apenas algum hardware no R&S CMX500 e um cubo blindado R&S CMQ500 mmW.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: GPS WORLD