Gavião Peixoto – SP, 19 de dezembro de 2020 – A Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) o quarto avião de transporte multimissão C-390 Millennium, de um total de 28 unidades encomendadas pela FAB. Assim como as unidades já entregues e em operação, esta será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT). Todas as aeronaves encomendadas pela FAB estão preparadas para realizar missões de reabastecimento aéreo, com a designação KC-390 Millennium.
“Recebemos com grande satisfação mais uma aeronave KC-390 Millennium que está sendo incorporada à nossa frota. Em breve, ela também será operada nas mais diversas missões em diferentes regiões do Brasil e até no exterior, a exemplo das outras três que já demonstraram sua grande capacidade, principalmente no transporte de insumos e materiais durante a Operação COVID-19”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.
“Estamos muito satisfeitos com a entrega do quarto C-390 Millennium à Força Aérea Brasileira, pois o avião tem cumprido um papel extremamente relevante em uma série de missões humanitárias dentro do território brasileiro e até mesmo no exterior”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O C-390 está se estabelecendo por mérito próprio como o avião de transporte tático deste século, abrindo novos mercados, o que é extremamente importante para a estratégia da Embraer nos próximos anos”.
Desde o início da pandemia da COVID-19, a FAB tem empregado as aeronaves KC-390 Millennium em missões de transporte aéreo logístico movimentando toneladas de suprimentos essenciais ao combate à pandemia no Brasil. Além disso, a FAB operou uma das aeronaves em missão humanitária à República do Líbano em apoio à população de Beirute, em agosto deste ano.
No último dia 17 de novembro, o governo da Hungria assinou um contrato com a Embraer para a aquisição de duas aeronaves C-390 Millennium na configuração de reabastecimento aéreo (KC-390 Millennium). A aquisição é parte do processo de fortalecimento das Forças Armadas da Hungria, especificamente nas funções de transporte aéreo tático, reabastecimento de outras aeronaves e evacuação médica, bem como em outras missões de interesse nacional. As entregas para a Hungria estão programadas para começar em 2023.
As aeronaves serão as primeiras do mundo com a opção de configuração para Unidade de Terapia Intensiva, recurso essencial para o desempenho de missões humanitárias. Também permitirão o reabastecimento do JAS 39, Gripen húngaro, bem como outras aeronaves que usam a mesma tecnologia. Esses KC-390 Millennium serão totalmente compatíveis com as operações da OTAN, não apenas em termos de hardware, mas também em sua configuração de aviônica e de comunicações.
No final de outubro, equipes das Forças Armadas de Portugal (FAP) e da Embraer concluíram o “Critical Design Review – CDR” dos KC-390 Millennium encomendados por Portugal. Esta etapa definiu os requisitos técnicos da aeronave de acordo com as demandas da FAP, possibilitando à Embraer configurar as aeronaves. O governo de Portugal e a Embraer assinaram um contrato para aquisição de cinco aeronaves multimissão que terão como objetivo apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal e aumentar a prontidão em missões de interesse nacional. As entregas estão programadas para começar em 2023.
Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o C-390 Millennium é um jato de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são a mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil.
O C-390 Millennium e a variante KC-390 Millennium voam mais rápido e carregam mais carga que outros cargueiros militares de mesmo porte e são as plataformas ideais para os principais cenários de utilização. Exige menos inspeções e manutenção sob demanda, combinado com sistemas e componentes altamente confiáveis, o que reduz o tempo da aeronave no solo e os custos totais da operação, contribuindo para níveis de disponibilidade excelentes e baixo custo do ciclo de vida.
Em outubro de 2019, a aeronave recebeu da revista Aviation Week os prêmios Grand Laureate, na categoria Defesa, e o Laureate Awards, na categoria “Melhor Novo Produto de Defesa”.
Como é difícil saber SE E QUANDO a FAB vai receber kits para uso de combate a incêndios florestais, algo que num país com tantas florestas e queimadas seria MUITO NECESSÁRIO…
E seu uso seria uma boa impressão tanto para a aeronave da Embraer como para o país…
Mas parece que o C-390 vai acabar estreando nesta missão em Portugal, uma vez que a permissão de compra da aeronave no legislativo português faz menção EXPRESSA que a aeronaves da FAP serão equipadas para a necessidade lusa desta missão…
Vai ser bastante RUIM se isto acontecer ASSIM…
Mas ao que parece, pela falta de qualquer pronunciamento tanto da FAB, governo brasileiro e Embraer sobre as aeronaves da FAB cumprirem esta missão ou de entrega de kits de missão para combate a incêndio para as aeronaves brasileiras ou não é prioritário ou simplesmente ainda não está no planejamento rçamentário e/ou operacional na operação das aeronaves no Brasil…
A Embraer e a FAB pretendem manter o apelido ‘Millennium’ dado à aeronave pela Boeing naquele episódio canalha?
Espetacular!
Caro Guilherme: as fabricas da Embraer envolvidas na produção dos KC-390/C-390 tem capacidade para acelerar a fabricação. Até quantos exemplares por ano seria possível produzir? Não seria o caso de antecipar a entrega para a Hungria, postergando alguns da FAB? Creio que isso poderia produzir uma imagem muito positiva no mercado e contribuir para o aumento de encomendas..
Antecipar a entrega das aeronaves húngaras porque? A Hungria solicitou isso? Quem determina as datas de recebimento é o cliente e não a Embraer
Avião não é automóvel caro Junior que são fabricados antes de se ter uma cliente comprador FIRME, quem determina a disponibilidade do produto é o fabricante e existe uma fila de encomendas que é atendida por uma linha de produção com uma determinada cadência.
Quando o cliente tem pressa o “furar a fila” depende de negociação com os demais clientes que já encomendaram suas aeronaves antes ou da Empresa se arriscar a acelerar a cadência de construção para criar espaço para atender as encomendas posteriores mais cedo. Dar dinheiro ou taxa de urgência não funciona no mercado de aviões.
Por exemplo a Grécia tinha muita pressa de receber os seus Rafales e foi necessário negociar com a força aérea Francesa para ceder seis aeronaves usadas em armazenagem para retrofit e entrega aos gregos mais cedo..
Caro Jr: o cliente pode ter que aguardar na fila. Não sei se é o caso, mas a hipótese considera isso. Nem quando vc vai comprar um mero automóvel há a certeza de pronta entrega. Ou vc acha que a EMBRAER não definiu uma data que a partir da qual seria possível entregar? Vc acha que se eles pedissem para o primeiro semestre de 2021 seria possível? Pois eu digo que sim, seria possível se a FAB concordasse em ceder uma de suas aeronaves, adiando a entrega de um dos seus, FAB, exemplares. Logico que preparar ” na configuração de reabastecimento aéreo (KC-390 Millennium).” seria já a prevista para a FAB, e as instalações internas destinadas a atender à função de evacuação médica é parte normal no projeto. A Hungria e outros países podem com isso perceber como a EMBRAER é agil no atendimento deles. Frente aos atuais conflitos em perspectiva, especialmente na ótica da Hungria, esse fator, antecipação nas entregas, é muito importante como marketing nas vendas.