O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, localizado em Anápolis (GO), realizou, no dia 9 de dezembro, o primeiro lançamento de paraquedistas na aeronave KC-390 Millennium. Após um ano de operação na Força Aérea Brasileira (FAB), o vetor realizou sua primeira missão de Assalto Aeroterrestre, lançando militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro (Bda Inf Pqdt).
O treinamento está sendo feito para o Exercício Operacional Culminating, que será realizado no estado da Louisiana, nos Estados Unidos. Estão previstos lançamentos de tropa paraquedista brasileira e americana, utilizando as aeronaves C-17, C-130J e o KC-390 Millennium.
A operação internacional trata-se de um simulado de guerra convencional, a qual prepara militares e tripulações para operação em missões de infiltração aérea, visando atuação em localidades de conflito.
O treinamento teve inicio em Anápolis com o módulo contratual Operational Familiarization (OPFM), ministrado pela EMBRAER, para capacitação dos primeiros tripulantes instrutores da aeronave KC-390 Millennium em lançamento de paraquedistas pelo método semiautomático ou enganchado.
A Bda Inf Pqdt participou do treinamento realizado em Anápolis com o objetivo de desenvolver a doutrina de lançamento de pessoal nas aeronaves KC-390 Millennium para a tropa terrestre. Militares da Brigada Paraquedista, no Rio de Janeiro (RJ), também participarão do Exercício Operacional Culminating.
Também como parte do treinamento, o Esquadrão Zeus realiza, no período de 14 a 16 de dezembro, lançamentos de pessoal na Zona de Lançamento da Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ).
Segundo comandante do Esquadrão, Ten Cel Av Luiz Fernando Rezende Ferraz, esta atividade eleva a capacidade de emprego da aviação de transporte. “Marca o início da vida operacional militar do KC-390, apontando para sua capacidade multimissão, que será explorada em pouco tempo pela Força Aérea Brasileira”, concluiu.
FONTE: FAB
Na foto percebe-se quatro tubos azuis no teto, os quais acredito que se tratam de conexões para quando se optar em converter a missão para reabastecimento; parece ser relativamente fácil converter da opção” lançamento de paraquedistas” para uma “reabastecedor”, pois os espaços e meios de fixação dos componentes e tanques adicionais de combustivel parece ser realizavel com amplos espaços de acesso.
Outro detalhe que chama a atenção é o sistema de condicionamento de ar. Em uma versão puramente destinada ao transporte de cargas – seria o C390 Milenium simples e não um KC390 (este prefiro não chamar de Milenium…) – acredito que não seja necessariamente instalado (seria um opcional sob vontade do freguês) mas também parece ser muito facilmente instalável/removivel. Ainda há parte de instrumentação extra (componentes pintados em laranja) creio eu que ainda coletando dados para as engenharias de comissionamento da EMBRAER/FAB.
Enfim seriam citáveis vários outros detalhes, mas numa visão mais geral percebe-se que este exemplar já tem a cara mesmo de uma aeronave operacional, com paineis de acabamento funcional ao longo das laterais!