A MBDA realizou o primeiro lançamento de um míssil MMP (Medium-Range Missile) de um veículo ARQUUS Sabre, das forças especiais francesas, no âmbito de uma campanha de tiro implementada com o apoio do Exército francês e da Direction Générale de l’Armement (DGA).
O lançamento foi realizado no campo militar de Canjuers, no sul da França, usando o modo “lock on before launch” contra um tanque a 3.500 metros de distância, com uma rápida mudança para o modo “fire and forget”, tornando o veículo totalmente móvel após o disparo.
Mais uma vez, o sistema MMP demonstrou precisão na aquisição do alvo e da qualidade do seu sistema de orientação ao atingir com um impacto direto, sem intervenção do operador.
Além desse disparo, foram simulados múltiplos lançamentos contra alvos fixos ou móveis, com o veículo se movimentando na área de teste, alcançando mais um marco na validação dos estudos ergonômicos, táticos e de segurança.
Durante o debriefing, o artilheiro do Exército francês ficou muito entusiasmado: “A instalação de tiro é segura, sua ergonomia facilita o direcionamento e o míssil foi lançado sem qualquer desconforto para o artilheiro, e de forma furtiva”.
O MMP, o primeiro míssil de quinta geração a ser implantado em combate, está em serviço no Exército Francês há dois anos. Flexível e versátil, foi testado em combate e implantado em vários tetros de operação ao redor do mundo (desertos, trópicos, montanhas e polos).
Um recurso valioso, para as Forças Especiais que operam a longas distâncias, o MMP permite o reabastecimento de munições por meio de ressuprimento aéreo.
FONTE: MBDA
Creio que a tendência pelo andar da carruagem. É o fim dos pesados Tanques com lagartas..Apesar das defesas melhoradas contra misseis e foquetes guiados Instaladas nos tanques Russos, Israelenses, e agora tbm americanos.
Além dos blindados caça tanques, terão que enfrentar uma gama enorme de veículos com capacidade de atacá-los e com uma mobilidade de sair rapidamente, evitando o contra-ataque…Tipo esse esse Míssil MMP desenvolvido pela MBDA