A Coreia do Sul desenvolverá um detector de minas subaquático autônomo com suas tecnologias nativas para aumentar as capacidades militares em operações de contramedidas de minas, disse a agência de aquisição de armas na quarta-feira.
A Administração do Programa de Aquisição de Defesa disse que assinou um contrato de 12 bilhões de won (US $ 11 milhões) com a LIG Nex1 Co. para desenvolver um robô capaz de procurar minas de forma autônoma em águas a algumas centenas de metros abaixo da superfície por mais de 20 horas.
Atualmente, os militares usam sistemas de navegação e distância sonora (SONAR) em embarcações tripuladas ou contam com a detecção visual das tropas para encontrar as minas. A agência disse que o novo detector de minas, a ser desenvolvido até 2023, deve reduzir o tempo gasto na localização de explosivos nas águas e fortalecer a segurança dos militares envolvidos na tarefa.
Também pode ser usado para monitorar a possível infiltração de inimigos e apoiar operações de resgate em acidentes marítimos ou coletar informações topográficas no fundo do mar, disse a agência.
“O detector melhorará as capacidades de contramedidas de nossos militares contra minas e contribuirá para as tecnologias de robôs de defesa do país”, disse um funcionário da agência Yonhap.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Korea Herald