Por Luiz Padilha
Há muito aguardado por todos que acompanham o progresso do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), chegou o momento da fase de testes de imersão dinâmica do submarino Riachuelo (S 40), o mais novo submarino da Marinha do Brasil (MB).
Construído pela Itaguaí Construções Navais (ICN), o Riachuelo é o primeiro da classe, com um projeto baseado no submarino Scorpene da Naval Group; O Riachuelo recebeu modificações para atender as necessidades da MB, e desde que foi lançado ao mar, mesmo com a pandemia do Covid-19, seu programa de testes não parou.
O Defesa Aérea & Naval (DAN) já havia feito a cobertura da 1ª Imersão Estática, que pode ser vista clicando nos links que colocarei ao final deste artigo.
Nós aguardávamos com bastante ansiedade a 1ª Imersão Dinâmica do Riachuelo, pois, após os testes de propulsão realizados, mergulhar era o próximo passo.
Embarcamos no NPaOc Apa (P 121), onde fomos recebidos pelo seu comandante, Capitão de Fragata Luiz RICARDO Batista Ramalho, para acompanhar esse momento tão importante para o PROSUB. Suspendemos as 22 horas do dia 26 com o teste programado para o dia 27 pela manhã.
A fragata Constituição (F 42) e o Navio de Socorro Submarino NSS Guilhobel (K 120), estavam presentes na borda da área demarcada emitindo avisos para que nenhum navio adentrasse a área do teste.
Evidentemente, para um primeiro mergulho, por questões de segurança, muitos detalhes precisam ser checados e rechecados, o que acabou mudando a imersão para o início da tarde, o que para nós, não alterou em nada pois estávamos todos na expectativa do mergulho.
O comandante do Riachuelo, CF Edson do VALE Freitas, pediu que nosso navio ficasse há uma distância de 3.000 jardas (2.734 metros), por questões de segurança. Por esta razão, nossas imagens não possuem a proximidade que desejávamos, porém, entendemos perfeitamente suas razões e fizemos o nosso melhor.
Ás 14:59h o submarino já com todos os mastros recolhidos, a excessão do periscópio de ataque, deu início ao teste de imersão dinâmica. Com uma velocidade entre 7 e 8 nós, o Riachuelo começou a mergulhar lentamente, algo absolutamente normal para a 1ª vez.
Nas imagens acima, podemos ver o início do recolhimentos dos mastros.
Inicialmente o Riachuelo mergulhou e se manteve a cota de 7 metros, certamente verificando todos os sistemas antes de prosseguir na imersão. Em seguida, o submarino foi para a cota de periscópio e em seguida para 15 metros e nesse momento pelo rádio, pede para o NPaOc Apa saísse da área de testes, pois certamente o submarino iria realizar uma movimentação e seu comandante, com a devida precaução, precisa estar focado com o funcionamento de seu submarino.
Segundo a programação que nos foi passada, após a cota de 15 metros, o Riachuelo iria mergulhar até a cota de 55 metros, retornando a superfície as 19 horas, o que pela escuridão, não foi possível fazer o registro com imagens.
Ficamos na expectativa de tentar no dia seguinte, a captura de mais imagens da segunda imersão, porém, o submarino nos informou que ela ocorreria as 4 horas da manhã, impossibilitando a captura de imagens. Com o retorno a superfície e encerramento do teste por volta das 13 horas, o comandante do Apa decidiu retornar a BNRJ.
Para nós, foi um momento histórico poder presenciar o 1º mergulho com propulsão do Riachuelo, um passo importante para a próxima fase dos testes antes de seu comissionamento pela Marinha do Brasil. Agora é aguardar os testes com o novíssimo torpedo pesado F21 (o mesmo usado pelo submarino francês Suffren da classe Barracuda), e na sequência o lançamento do míssil SM-39 Exocet.
Submarino Riachuelo – periscópio de Navegação
Deixamos aqui o nosso “Bravo Zulu” a toda a tripulação do submarino Riachuelo pelo sucesso de seu 1º mergulho autopropulsado.
*Clique nos Links abaixo para ver os artigos sobre a Imersão Estática do Submarino Riachuelo.
Vejam como foi mergulhar a bordo do Riachuelo (S 40), o mais novo submarino da Marinha do Brasil
Submarino ‘Riachuelo’ (S 40) realiza com sucesso os primeiros testes de imersão estática
Vídeo: Teste de Imersão Estática do submarino Riachuelo (S 40)
Parabéns a todo pelo empenho que tal feito se concretiza-se e a turma do DAN por estar sempre acompanhando tudo de perto e dividindo essa alegria com a gente.
Parabéns pela cobertura. A imagem com a fragata Constituição ao fundo ficou fantástica.
Sobre os torpedos F21 e os mísseis SM39, o Brasil já recebeu algum lotes dos mesmos?
Outra dúvida, se a marinha quiser ela pode disparar os MK48 do Riachuelo ?
Mais uma vez como é de praxe nas excelentes cobertura do DAN, nós fomos presenteados com belíssimas fotos desse importante momento de uma nova fase da nossa MB.
Parabéns ao DAN !
Obrigado pessoal.
Que espetáculo. E essas imagens – principalmente a noturna do Apa e a da Constituição ao fundo, junto com o Riachuelo – ficaram demais.
Matéria espetacular, muito bem realizada! A equipe DAN está de parabéns!!!!
Obrigado.
O DAN tá com moral na MB. Obrigado pela cobertura.
Abs.
Mesmo um pouco distante, as fotos ficaram boas e ilustrou bem a matéria! !
Fiz que deu com a distância e o balanço do navio.
PARABÉNS a todo pessoal envolvido! Excelente notícia!!
Ao DAN mais uma vez PARABÉNS pela matéria!!!!!!!!!!!