O Navio Escola Brasil (U 27) realizou a PASSEX com USS William P. Lawrence (DDG 110) , uma oportunidade para ambas as marinhas demonstrarem sua capacidade de se comunicar, navegar e operar juntas no mar. Durante essa manobra, Estados Unidos e Brasil puderam praticar táticas de guerra em cenários de treinamento realístico.
“Minha equipe está honrada por ter esta oportunidade de treinar ao lado de nossos parceiros brasileiros, pois aumenta nossa proficiência tática e capacidade coletiva. Foi uma excelente oportunidade de aprendizado para todas as partes envolvidas”, disse o Comandante (CO) do destroier norte-americano, o Cmdr. Dawn Allen.
Para a Lt.jg Katherine E. Mason comentou sobre o profissionalismo e a capacidade das manobras conduzidas com as forças da coalizão durante todo o exercício. “O alto nível de profissionalismo demonstrado por nossos colegas demonstra nosso respeito mútuo e estou ansiosa por oportunidades futuras para continuar a aprender com nossos parceiros”.
O USS William P. Lawrence está desdobrado na área de operações da 4ª Frota dos EUA para apoiar a missão da Força Tarefa Interagências Conjunta Sul, que inclui o combate ao tráfico de drogas ilícitas no Caribe e no Pacífico Oriental.
O Comando Sul das Forças Navais e a 4ª Frota, apóia as operações militares conjuntas e combinadas do Comando Sul dos EUA, empregando forças marítimas em operações cooperativas de segurança marítima para manter o acesso, aumentar a interoperabilidade e construir parcerias duradouras a fim de aumentar a segurança regional e promover a paz, estabilidade e prosperidade no Caribe e América Regiões Central e do Sul.
FONTE E FOTOS: USN
Nenhum oficial brasileiro comentou a oportunidade. Algum dia essa manobra pode ser realizada com um navio da classe Tamandaré.