Entre os dias 28/09 a 19/10/2020, sob coordenação do Grupo de Fiscalização e Recebimento de Aeronaves AF-1/1A (GFRAerAF-1/1A), foi realizado ensaio de tiro para análise de vibração em solo e em voo com disparos de metralhadoras de 20mm pelos aviões modernizados N-1021 (AF-1C Biplace) e N-1008 (AF-1B Monoplace), “GunFire Vibration”, conforme previsto no contrato de modernização das Aeronaves AF-1/1A com a EMBRAER.
Uma vez que os dados da vibração produzida pelos disparos foram considerados no projeto das modificações estruturais da modernização, o sucesso obtido nestes ensaios em solo e em voo representa um marco importante para que seja autorizado o uso das metralhadoras de 20mm dos AF-1B/C em voos operativos rotineiros do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), empregando os aviões modernizados.
A campanha ocorreu em duas fases:
1ª Fase:
Ocorreu de 28/09 a 02/10, teve o apoio de especialistas qualificados do Centro de Manutenção de Sistemas (CMS), Centro de Análise de Sistemas Operativos (CASOP), EMBRAER, Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan), Esquadrão VF-1 e GFRAerAF-1/1A, na preparação, ainda no hangar em São Pedro da Aldeia, onde foi realizado o alinhamento e a harmonização do armamento com o sistema modernizado de pontaria.
2ª Fase:
Ocorreu de 04 a 19/10, quando houve o desdobramento de um Destacamento Aeronaval (DAN) para a Base Aérea de Santa Cruz (BASC), na ALA12, onde houve a avaliação da interferência e compatibilidade eletromagnética (EMI/EMC), o gerenciamento de risco operacional (GRO) e o emprego real das metralhadoras de 20mm dos AF-1B/C.
O tiro aéreo contou com a participação de piloto do Esquadrão VF-1, com o objetivo de familiarizar as tripulações da MB com os novos procedimentos de pontaria, bem como a devida verificação do sistema, a fim de possibilitar a aprovação do marco contratual.
FONTE e FOTO: MB
O que transparece com todas as letras é que os AF1 sequer estavam liberados para atirar com suas metralhadoras (……representa um marco importante para que seja autorizado o uso das metralhadoras de 20mm dos AF-1B/C em voos….) . Desculpem-me, mas não dá para aceitar um absurdo destes! Até já tivemos um gravíssimo e extremamente infeliz acidente envolvendo essas aeronaves e não se podia disparar uma rajada de advertencia que fosse avante de uma traineirazinha ilegal que entrasse ilegalmente em mar brasileiro?
E ainda se fala em Super Hornet quando se tem a possibilidade de desenvolver um Gripen Marítimo!!!!!!!
Até mesmo armamento leve disponível na propria MB – por exemplo os misseis Penguin que foram adquiridos com os Orions – não se opera!
Depois tem que usar um rebocador de mais de 50 anos para tomar conta do litoral rio grandense…..
Quando esses aviões estiverem voando junto aos traders será uma verdadeira visão da guerra do Vietnã. Uma vergonha em pleno 2020 a MB da Guanabara ainda está tentando empurra isso aí, porque nem competência tem de de por realmente operacionais.
Nesses dias os militares fizeram protesto devido a reforma da previdência deles. para isso eles são ágeis…patético.
Só JESUS na Causa ….
Míssil MANSUP alcance Ridículo de 70 Km para os Dias atuais , ainda inacabado e Já com tecnologia ultrapassada , e ainda mais isso … A4 do tempo da minha Avó. ,,,,
O que será que estão tomando na M.B. heim ⁉️
Sou mil vezes ter um A4 atirando do que nada
Se tiver alguma coisa melhor ótimo, se não tiver vai tu mesmo
Se estivéssemos falando da FAB, concordaria.