Submarino Riachuelo (S 40):
•Atualmente em fase de testes integrados na Baía de Itacuruçá para início das provas de mar.
Submarino Humaitá (S 41):
• 90% de estágio construtivo
• Cerimônia de lançamento em dezembro/2020.
Submarino Tonelero (S 42):
• Será totalmente integrado em dezembro/2020.
• Data de entrega: 2022
Submarino Angostura (S 43):
• 48% de estágio construtivo
• Data de entrega: 2023
Me lembrei de uma reunião em que fui convocado de surpresa em São José dos Campos – SP, pra uma reunião em poucos minutos com um ex-Engenheiro Norte Americano (não divulguei o nome pra resguardar-se de punição ADM/Penal) o qual desenvolveu o primeiro motor de propulsão nuclear do mundo nos USA. Ele nos relatou que na primeira fase de testes de profundidade o submarino travou em acelerado e durante essa pressão na decida todos os altos oficiais marinheiros estavam desesperados aguardando a explosão, pois não conseguiram parar o destino a abissal morte, em um trágico e irreversível acidente. Então um simples soldado abre calmante um compartimento e paralisa o submarino salvando a todos, que fora da água são imediatamente presos, ficando em um prolongado isolamento e quarentena. Quando a oportunidade chega, o tempo de preparação já passou. Este soldado leu as entrelinhas dos Manuais e preveu o imprevisível.
Torcer que logo venham mais encomendas e não deixem a ICN parada se cascos para construir e se percam o conhecimento adquirido depois de tudo que foi pago
Torcer que o programa prossiga com a menor quantidade de problemas possível e que sejam solucionáveis na perfeita tranquilidade…
Cobrar para que tenha continuidade na aquisição de mais unidades e, por óbvio, consigamos exportar produtos e serviços, criando condições de sustentabilidade dos negócios…
Por último… Que enfim tenhamos o tão sonhado submarino de propulsão nuclear, operacional e o primeiro de uma série…