Por ocasião da exposição Euronaval-Online, a MBDA anunciou o lançamento comercial do seu novo sistema de defesa aérea VL MICA NG.
O sistema VL MICA NG é baseado na integração ao sistema VL MICA existente do míssil antiaéreo MICA NG (Nova Geração), que começou a ser desenvolvido em 2018 principalmente para equipar o caça francês Rafale.
A família de sistemas VL MICA, adotada em suas versões naval ou terrestre, por 15 forças armadas em todo o mundo , irá, conseqüentemente, se beneficiar de um potencial aprimorado para enfrentar ameaças futuras.
Sobre o sistema VL MICA NG, o CEO da MBDA Eric Béranger disse que “Após dois anos de desenvolvimento do míssil MICA de Nova Geração, adquirimos um conhecimento profundo do desempenho deste novo míssil ar-ar que nos permite, com total segurança, comercializar sua integração nas demais versões do sistema de defesa VL MICA. A compatibilidade total entre as duas gerações de mísseis permitirá que as forças armadas os combinem com seus sistemas existentes, maximizando assim o retorno sobre os investimentos”.
Graças às inovações tecnológicas incorporadas ao novo sistema VL MICA NG oferece recursos aprimorados para lidar com alvos atípicos (UAV e pequenas aeronaves), bem como ameaças futuras, caracterizadas por assinaturas de infravermelho e radiofrequência cada vez mais baixas. Além disso, será capaz de interceptar a distâncias mais longas os alvos “convencionais” (aeronaves, helicópteros, mísseis de cruzeiro e mísseis anti-navio).
As dimensões do MICA NG permanecem inalteradas, permitindo que ele seja integrada aos lançadores existentes. Os mecanismos de link de dados dos mísseis existentes são compatíveis com o desempenho cinemático aprimorado dos mísseis, permitindo que os sistemas dos VL MICA atuais sejam atualizados para o padrão VL MICA NG através das atualizações de software.
FONTE E FOTOS: MBDA