Em 1º de outubro, o HNLMS Pelikaan (A 804) retornou às conhecidas águas do Caribe. Em 17 de setembro, a Damen Shipyards Den Helder entregou o HNLMS Pelikaan à Marinha Real da Holanda (RNLN) após uma atualização de meia-vida com duração de oito meses. Após as obras, a embarcação, que a Damen entregou à RNLN em 2006, está pronta para mais 15 anos de serviço.
No final de novembro de 2019, o navio de apoio caribenho retornou à costa holandesa pela primeira vez desde que entrou em serviço em 2006. Depois de operar por treze anos no Mar do Caribe em apoio a operações marítimas e na entrega de ajuda humanitária, era hora de grandes obras de manutenção. Isso aconteceu nos estaleiros Damen em Den Helder e Harlingen.
Os trabalhos realizados incluíram a instalação de novos sistemas náuticos, de comunicação e automação, modernização da cozinha e manutenções regulares como a manutenção dos dois motores principais. A atualização mais importante foi a instalação de um guindaste consideravelmente mais pesado, o principal sistema de armas do HNLMS Pelikaan. Este guindaste é crucial para, entre outras coisas, ser capaz de realizar operações de socorro de emergência de forma independente no Caribe.
O guindaste não só é consideravelmente mais pesado, mais moderno e mais fácil de usar do que seu antecessor, como também facilita o uso de um novo interceptor de ataque rápido e embarcações de forças especiais (FRISC). Esta nave rápida e manobrável permite que o HNLMS Pelikaan atue com mais eficácia na luta contra o contrabando de drogas. Além disso, o escopo dos trabalhos envolveu a renovação de todas as acomodações a bordo, inclusive tornando a embarcação mais adequada para passageiros do sexo feminino.
O líder do projeto, Jan-Dirk Boomsma, disse: “O projeto teve seus desafios, incluindo, é claro, o surto do coronavírus. No entanto, com medidas de segurança robustas em vigor, fomos capazes de continuar o trabalho. Graças à excelente cooperação com a Defense Materiel Organization (DMO), a Naval Maintenance and Sustainment Agency (DMI) e a tripulação, entregamos o projeto para a satisfação de todos em um período de tempo relativamente curto.
A atualização da meia-idade foi realizada com sucesso, em parte em estreita colaboração com o cluster de construção naval da Holanda. Alewijnse, Heinen & Hopman, Alfa Laval, Hatenboer Water, Rohde & Schwarz são uma pequena seleção de subcontratados holandeses que participaram deste projeto.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Navio novo para o padrão de nossa Marinha, já sofrendo uma modernização de meia vida, completa, EM 8 MESES, e ao contrário dos nossos, são anos de manutenção e quando saem correm o risco (comum por aqui) de não estarem de acordo.
Somos mesmo incompetentes. Fizemos o projeto das Fragatas Classe Niterói (06 unidades), em seguida as Corvetas Inhaumas (com defeitos marcantes), poucas unidades, um segundo lote nunca saiu com as correções devidas, fizemos 4 submarinos, um quinto com algumas modificações e ao invés de aprendermos e melhorarmos AQUI o projeto, vamos vender por NÃO termos competência de reforma (dizem que por dinheiro, kkkkkk , olha lá o lobo mau tomando sua champanhe nos finais de tarde) e agora estamos no projeto dos Scorpenes……….e assim vai, compramos duas ou tres unidades, às vezes uma diferente da outra e quando chega na revisão não compensa, porque houve descontinuação de peças, abandonamos e compramos um modelo novo (novo modelo, velho exemplar)………….AI MEU DEUS QUE VERGONHA DE PAÍS.