Taubaté (SP) – A última aeronave HA-1 Fennec, do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), que ainda operava com suas configurações originais desde que foi adquirida pela Aviação em 1989, seguiu para modernização.
Voando desde 25 julho de 1994, a aeronave EB-1030 já havia voado um total de 3.181 horas e nesse período foi empregada nos 4º , 2º e 1º BAvEx.
O último voo da aeronave ocorreu no dia 25 de agosto, com duração de 40 minutos entre Taubaté (SP) e Itajubá (MG), quando foi entregue para a Helibrás, que realizará a modernização.
Essa aeronave integra o projeto de modernização da frota de 36 helicópteros Fennec da AvEx que, após o processo, ampliam em mais 25 anos sua vida operacional.
Entre as novas capacidades adquiridas com a modernização estão o Glass Cockpit; novos Sistemas de Comunicação e Navegação digital que reúnem em uma só tela todas as informações da aeronave; piloto automático e novo braço de armamento.
Das 36 aeronaves que seguiram para modernização, 28 já foram entregues e voltaram a integrar a frota do CAvEx.
A previsão é que essa última aeronave retorne ao CAvEx em março de 2021.
FONTE E FOTO: EB
Dos 36 HM-1 Pantera adquiridos, 04 se acidentaram, sendo que destes, 02 foram reconstruídos e modernizados para o padrão K2. Inclusive foram os primeiros a serem entregues à AVEx (EB-2010 e EB-2026), pertencentes ao 2º BAVEX. Já o HA-1, dos 36 adquiridos, em 02 lotes (16 Esquilo + 20 Fennec), se acidentaram 03 aeronaves, sendo 02 perda total. Portanto, a AVEx possui em seu inventário, atualmente, 34 HM-1 e 34 HA-1, entre modernizados e não modernizados.
Apenas corrigindo e atualizando: Das 34 aeronaves que seguiram para modernização, na Helibrás, do total de 36, pois 02 tiveram perda total em acidentes, 29 já foram entregues, até o fim de Agosto de 2020, e voltaram a integrar a frota do CAvEx.
Não foram dois panteras que tiveram perda? A dotação é 34 e 36.
Agora é só integrar um míssil Atgm q já estaremos bonitos na fita em relação a nosso TO na AL.