Por Garret Reim
O Exército dos EUA planeja introduzir o UH-72B Lakota em desenvolvimento da Airbus Helicopters em sua frota em 2021. O serviço fez um pedido de 17 unidades da nova variante do Lakota, informou a Airbus Helicopters em 28 de agosto.
O UH-72B se juntará à frota do US Army após a entrega do último helicóptero utilitário leve UH-72A da geração anterior, que está programado para ser recebido pelo Exército dos EUA em setembro. O primeiro contrato do Lakota entre o Exército dos Estados Unidos e a Airbus foi assinado em 2006. O helicóptero é baseado no helicóptero leve civil H145, que normalmente é usado para evacuação médica e trabalho policial.
A versão militar está em sua maioria “pronta para uso”, o que significa que poucas modificações foram feitas. Com o UH-72B, o Exército dos EUA planeja incorporar as atualizações mais recentes do H145 civil, incluindo um rotor de cauda Fenestron mais eficiente, motores mais potentes, controles de vôo aprimorados e o conjunto de aviônicos Airbus Helionix.
O UH-72A tem um rotor de cauda aberto e a Airbus entregou mais de 460 UH-72As para o Exército dos EUA, Marinha dos EUA (US Navy) e Guarda Nacional. O Exército dos Estados Unidos e a Guarda Nacional do Exército dos Estados Unidos operam a grande maioria deles, usando-os principalmente como helicópteros utilitários para operações de busca e resgate, reconhecimento e vigilância, socorro em desastres, operações antidrogas e missões de evacuação médica.
A US Navy tem alguns helicópteros para missões de treinamento. “Desde que começamos as operações com o UH-72A Lakota há cerca de 15 anos, este helicóptero tem sido o carro-chefe do exército e da Guarda Nacional, salvando vidas, auxiliando no socorro em desastres, treinando milhares de pilotos e, mais importante, ajudando a proteger nossas comunidades e nosso país”, disse o coronel Calvin Lane, gerente de projetos do Exército dos EUA para helicópteros utilitários.
“A aquisição do UH-72B Lakota oferece um valor tremendo sem custos de pesquisa e desenvolvimento para o exército.” A Airbus Helicopters constrói o Lakota em sua unidade de produção em Columbus, Mississippi.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Flight Global