No dia 14 de agosto, o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Olivera (CIAAN) iniciou o processo de recebimento do simulador da aeronave Sikorsky S-70B Seahawk (SH-16).
Na ocasião, o Complexo Aeronaval recebeu um comboio composto por onze caminhões transportando dez contêineres com os módulos da estrutura do Relocatable Simulation Shelter (RSS), um contêiner com o ferramental necessário para instalar o simulador, além de um guindaste. O comboio e sua escolta ocuparam uma distância de cerca de 300 metros durante o trajeto, que teve início no Porto do Rio de Janeiro, até São Pedro da Aldeia.
A operação contou com a coordenação entre o CIAAN, Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, Grupo de Fiscalização e Recebimento do Helicóptero Multiemprego, Batalhão de Polícia Militar Rodoviária do Rio de Janeiro e das empresas responsáveis pelo transporte da Flórida, nos EUA, até São Pedro da Aldeia.
O planejamento logístico coordenado servirá como experiência para a próxima etapa do processo de recebimento dos equipamentos necessários para a plena operação do simulador.
A chegada deste material ao Brasil representa um incremento significativo no treinamento dos pilotos e operadores de sensores desse modelo de aeronave, empregada pelo 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarinos (HS-1).
As 3 forças operam o S70 , em diferentes variantes . É inexplicável que as FFAA reclamem de falta de verbas , e ao mesmo tempo não existe uma política clara de como otimizar os recursos existentes .
Uma única escola para formação de pilotos de helicópteros já seria uma iniciativa nesta direção .
Seria intetessante a MB adquirir pelo menos mais 6 unidades do helicoptero .
Excelente notícia.