Dois belos registros feitos pelo nosso colaborador Rubens Barbosa Filho, nesta sexta-feira, dos mais novos integrantes da Esquadrilha da Fumaça, os A-29B FAB 5963 e o FAB 5965.
Após 29 anos voando o T-27 Tucano, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) inicia a transição para o voo em uma nova aeronave nacional, assim como aconteceu nos anos 80.
Os novos aviões, fabricados pela Embraer, têm mais que o dobro de potência dos T-27 Tucano que hoje equipam o EDA. Assim como as aeronaves estão mudando, as apresentações também vão mudar, com a volta da manobra conhecida como “Lancevack”, quando o avião faz uma série de “cambalhotas” rápidas pra frente.
Entre as principais diferenças entre as duas aeronaves está a velocidade, enquanto o Tucano atinge 518 km/h, o Super Tucano vai até 590 km/h.
O EDA vai receber quatro aeronaves do modelo A-29B (Biplace), que já servirão para a readaptação dos aviadores que passaram pelo treinamento em Natal, e os outros oito A-29 serão da versão A (Monoplace).
Com isso, a Esquadrilha da Fumaça deverá receber um avião de transporte para os voos de apoio, transportando os mecânicos e os suprimentos.
Melhor ficará se o avião de transporte que vier para atender o EDA for substituído por um KC-390 da Embraer, assim que for possível, para completar o comercial…
O furo jornalístico que estará disponível a partir de agora é quem terá a primeira imagem da nova pintura dos Super Tucanos no EDA.
Espera-se que a mudança da aeronave seja MARCADA com uma reformulação total da pintura do EDA para um novo padrão :
Camuflado ?
Digital ?
Cores mais para o verde e amarelo ?
Cores mais para AMARELO e azul como a seleção de futebol ?
Cores berrantes ?
Pintura conservadora ou ousada ???
Apostas???
É muito interessante essa transição dá maior visibilidade ao modelo no mercado externo!
Um bom cartão de visita para a Embraer!