Por Guilherme Wiltgen
A Itaguaí Construções Navais (ICN) concluiu o embarque da maior plataforma do submarino Tonelero (S-BR3),realizado na manhã de hoje em tempo recorde.
A Plataforma Auxiliar de Vante, mais conhecida como “Cradle de Vante”, demorava cerca de 2 dias para a conclusão do seu embarque nos primeiros submarinos construídos pela ICN. Como resultado de todo esforço, amadurecimento e qualificação da equipe, o processo de hoje levou apenas algumas horas, mesmo diante de todas as dificuldades impostas por conta da pandemia de Covid-19.
Essa grande plataforma, que pesa aproximadamente 41,5 toneladas, contém equipamentos essenciais para o funcionamento do submarino, tais como o painel de segurança de mergulho, o console de direção, o módulo do sistema de combate, a mesa de plotagem e a estação rádio.
Dessa maneira, a ICN vai seguindo o cronograma de construção da terceira unidade da Classe Riachuelo, resultado da parceria estratégica entre o Brasil e a França para produção de Submarinos do tipo Scorpène do Naval Group, dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).
O próximo passo para a evolução da construção do Tonelero, será a união de seção com a S2B.
Quando será o transporte das seções para a base de construção?. ainda teremos a passagem para a esquadra do S-40 Riachuelo e o lançamento ao mar do S-41 Humaitá em dezembro que beleza salve a Marinha.
Legal! Já o nome dessa plataforma poderia ser PAV, sigla do nome dele. Esse tal de “cradle” é feio.
Maravilha!!!!!!!!!!!! Parabéns ao pessoal do ICN!!!!!!!!!!