Por Gustavo Kahil
Um lote de gasolina de aviação de má qualidade importada pela Petrobras (PETR3; PETR4) pode ter afetado alguns componentes de aeronaves de pequeno porte, informou a estatal por meio de um comunicado enviado ao mercado neste sábado (11).
“A companhia identificou que este lote apresentou um teor de compostos aromáticos diferente dos lotes até então importados, embora de acordo com os requisitos de qualidade exigidos pela ANP”, destaca o documento.
A variação da composição química pode ter impactado os materiais de vedação e revestimento de tanques de combustíveis de aeronaves de pequeno porte.
“A Petrobras reforça que ainda não há um diagnóstico completo que permita assegurar a relação de causa e efeito, o que requer um rastreamento em todo o território nacional. Mesmo assim, a companhia preventivamente decidiu interromper o fornecimento desse lote de combustível”, explica.
O abastecimento será substituído por outros lotes dentro das normas.
Importação
A estatal importa gasolina de aviação, a partir do Golfo do México, de grandes empresas norte americanas desde 2018, quando a unidade que produzia o combustível, na Refinaria Presidente Bernardes – Cubatão (RPBC), foi paralisada.
“A reforma da planta produtora sofreu atraso devido à interrupção das obras causada pela pandemia de Covid-19, mas a previsão é que a produção seja reiniciada em outubro de 2020”, ressalta.
FONTE: Money Times
Documentação mais do que suficiente para ingressar com uma ação de responsabilização e ser indenizado pelos prejuízos.
A culpa é do Bolsonaro e do Guedes. Brasileiros ignorantes e mal intencionados querendo colocar carapuça em quem não tem nada com isso. Essas importações vem desde a era Orcrim. Agora vai ser desvendado. Nosso grande presidente Bolsonaro vai exigir apuração e solução. Aposto que ainda tem gente da esquerda faturando anonimamente nestes contratos. Gentalha, resto da nação.
Põe na conta do pirata guede$ boy e do pirata extrativista primitivo ca$tello e na inocência do presidente Bolsonaro. Com muio orgulho vimos inaugurada, no passado, a primeira UGAV(unidade de gasolina de aviação) da Petrobrás, hoje obrigada engolir e em dólar de um cartel impirtador amigo de Brasília uma importaçåo desnecessária.
INCRÍVEL. A unidade de produção de querosene em SP é a única do Brasil ? Aliás dá para unidade ficar parada de 3 anos e importar para suprir a demanda
?
Não… não é a única… outras refinarias também produzem QAV… a importação de produtos não se dá pela capacidade de produção de nossas refinarias no Brasil, nem tão pouco por capacidade técnica.
Ae vocês acham que essa empresa com um monte de pessoas corruptas vai assumir alguma coisa que afete ela ? Ainda mais aeronaves, que se vim a cair, a culpa vai ser da Petrobrás.
A responsabilidade continua sendo dela ! Mas a corrupção não foi extinta quando o Governo atual assumiu ?
Ah agora não são corruptos , são simplesmente incompetentes ?
Vamos continuar ajudando o Tio Sam a manter o emprego le, e desativar nossa produçao….