Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) lamenta informar o falecimento do Engenheiro Jayme Boscov, ocorrido nesta sexta-feira (03/07), na cidade de Tietê (SP).
Nascido em 09 de agosto de 1932, formou-se em 1959 em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e foi um dos pioneiros do desenvolvimento da área aeroespacial no Brasil, sendo conhecido como o “Pai do VLS”.
Após passar alguns anos na França, onde participou do programa de desenvolvimento de veículos lançadores e atuou em indústrias aeroespaciais, ingressou em 1969 no então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), atual DCTA, projetando e ensaiando foguetes de sondagem e desenvolvimento do Veículo Lançador de Satélites (VLS).
Destacou-se ainda como fomentador de recursos humanos técnico-científicos na área espacial, criando meios no Brasil e no exterior para formar equipes de alto nível para o Programa Espacial Brasileiro (PEB).
Trouxe em sua pasta o projeto do foguete SONDA-III que até hoje é o foguete mais bem-sucedido de toda a história do PEB e participou do desenvolvimento dos foguetes subsequentes do programa (SONDA-IV e VS-40).
O patrimônio conquistado na área espacial se deve, ainda, a sua participação nos programas de projeto, desenvolvimento, produção e utilização de foguetes para uso exclusivamente pacífico que está sob a égide da FAB e especificamente dentro do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), unidade subordinada ao DCTA.
A Força Aérea Brasileira e o DCTA transmitem as sinceras condolências aos familiares.
FONTE: DCTA, por Tenente Larissa
Desculpe a indolência, mas sabe-se a causa do falecimento?