Por Gabriel Dominguez
O novo NApaLog HMNZS Aotearoa (A 11) da Marinha Real da Nova Zelândia (RNZN) partiu para o porto de Auckland em 26 de junho, após uma viagem de 15 dias da cidade costeira sul-coreana de Ulsan, onde foi construído pela Hyundai Heavy Industries (HHI).
O AOR de 173,2 m de comprimento, foi recebido com um sobrevôo da Força Aérea Real da Nova Zelândia e atracado na Base Naval de Devonport onde se espera que seja formalmente comissionado no final de julho, substituindo o navio tanque Endeavour, que foi desativado em dezembro de 2017.
O porto de origem do navio será New Plymouth, na região oeste da Nova Zelândia em Taranaki. O navio foi encomendado por NZD 493 milhões (USD 317 milhões) em 2016 no âmbito do programa de capacidade de manutenção marítima (MSC) do país. A embarcação tem um deslocamento de 26.000 toneladas, foi estabelecida em agosto de 2018 e lançada em abril de 2019.
O Aotearoa, que é capaz de transportar 30% mais combustível que o Endeavor, será a maior embarcação operada pela RNZN uma vez comissionada. O navio é capaz de transportar 8.000 toneladas de combustível diesel, 1.550 toneladas de combustível de aviação e 250 toneladas de água doce para operações de reabastecimento. Também é capaz de transportar até 14 contêineres padrão de 20 pés (ou empilhados duas vezes, no máximo 22) e produzir 100 toneladas de água fresca por dia, de acordo com a RNZN.
FONTE: Jane’s
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Parece ser um excelente navio, com 26.000 toneladas de deslocamento e custando cerca de 320 MM de dólares !! Se tiver local para pouso de helicópteros fica ainda mais interessante esse navio !!