Por Maria Aleksándrova
A construção da aeronave experimental Yak-141 começou em 1973, ainda na URSS. O modelo foi criado para equipar porta-aviões soviéticos, e sete aeronaves foram originalmente planejadas. Além de proteger os porta-aviões de ataques aéreos, o Yak-141 deveria defender de ataques a alvos debaixo d’água e em terra.
Em 1991, começaram os testes do Yak-141, mas, depois um acidente durante a aterrissagem, o único dispositivo que existia naquele momento foi completamente incinerado (sim, o piloto conseguiu se salvar). A Rússia se encontrava em uma profunda crise econômica, e o programa Yak-141 foi abandonado.
No entanto, a criação de uma nova aeronave com decolagem curta e pouso vertical está incluída no Programa Estadual de Armamento da Rússia até 2027. O vice-primeiro-ministro Iúri Boríssov já destacou que a nova máquina será baseada nas tecnologias do Escritório de Design de Yakovlev. Nesse contexto, cabe lembrar que os caças da família Sukhôi e Mikoyan não têm design para decolagens e pousos verticais, enquanto o Yak-141 se tornou a aeronave mais avançada do tipo na URSS.
FONTE: Rússia Beyond
Existe a lenda que a Lockheed comprou o projeto básico da Yakovlev para desenvolver o F-35B, se é verdade não sei, mas a lenda existe…
Para mim nem russo e nem americano…
Pouso e decolagem vertical, NADA supera o design da Rolls-Royce Pegasus no Harrier britânico!!!
Pena que os EUA convenceram os britânicos a abortar antes do nascimento qualquer outro projeto seu para embarcar na canoa furada do F-35B…
Qualquer design que inclua uma turbina na vertical no meio da fuselagem é basicamente uma porcaria de aeronave.
Tenho para mim que os argumentos de engenharia dos americanos (que convenceram os britânicos) de que seria impossível fazer uma caça supersônico com a mesma ideia do conceito de propulsão do Harrier, mais cedo ou mais tarde, cairão por terra (se já não caíram já AGORA) com o uso de novas tecnologias de material (compósito, grafeno compactado, meta-materiais, cerâmicas especiais) na construção de motores aeronáuticos numa nova versão supersônica e modernizada da turbina Pegasus de propulsão do Harrier poderia ser alcançada…
Se for financiada e tentada.
Pena que tanto a indústria aeronáutica britânica quanto igualmente os militares do Reino Unido não são mais capazes de ousar um projeto assim…
E igualmente o Reino Unido não tem mais um governo que se imagine capaz de suportar e financiar este tipo de projeto militar…
Uma pena…
Mas a ideia da qual o Harrier se originou, era um avião supersónico, mas que o partido trabalhista matou nos anos 60/70 optando por uma versão do F-4 com motor inglês.
Em breve ele será ressuscitado. Aguardem.
Olha, na boa, que o tio Sam deu uma olhadinha neste projeto pra chegar no F-35 B ahhhh deu viu. Os russos deveriam reativar o projeto e termina lo.
kkk pensei o mesmo