O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) realizou, no dia 15 de maio, mais uma docagem simultânea de quatro navios no Dique Almirante Régis, em uma manobra previamente detalhada e precisa.
O Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel (H 44) e o Navio Polar Almirante Maximiano (H 41) foram os primeiros a serem apoiados nos picadeiros e passarão por inspeções na redutora, na linha de eixo, revisão nas bombas de incêndio, de esgoto, água salgada e óleo combustível, entre outras ações, além de inspeção e sondagem nos cascos, com o propósito de prepará-los para a OPERANTAR XXXIX.
Logo após, o Submarino Tapajó (S 33) foi docado para medição da circularidade do casco resistente, seguido do Navio-Patrulha Gurupi (P 47), no qual serão realizados serviços de recuperação estrutural.
FONTE e FOTO: MB
Até hoje não entendo a M.B ,pois tem um.lugar para ficar em Até de NAL SÃO PAULO, E não tem capacidade de construir um .Alfem me explica e caro ou falta de interesse .
Francisco,
Docar é uma coisa, construir um navio aeródromo é outra muito diferente…
Além de muita grana, você precisa ter um estaleiro com capacidade técnica para a construção…
Abs,
Amigo Guilherme o Npa. Maracanã esta em provas de cais?
Nossa, qual a profundidade do dique??
É bem algo.
Fernando,
O Dique Alte Régis tem capacidade para docar NAe São Paulo…
Abs,
O que vem a ser “circularidade do casco resistente” Qual a importância disto ? Pergunta de um leigo .
Sendo extremamente simplorio: o corpo cilindrico de uma lata de cerveja novinha é circular. Depois de beber a cerva gelada voce amassa a lata, que perde a circularidade, certo?
Ressaltando que a geometria do casco externo que é visivel quando esgotamos a água da doca para manter o navio a seco NÃO é totalmente do casco resistente; grande parte das estruturas visiveis trata-se de anteparos que compoe uma superfície que confere características hidroelastico dinâmicas mais eficiente quanto à navegação.O casco resistente propriamente dito (aqui entendido como resistente à pressão externa) é mais interno. Para acessar certas regiões do casco resistente, é necessário remover essas outras superfícies externas (que também são inspencionadas e revisdas/recuperadas quando e se necessário). O submarino pode ter sofrido , em decorrencia da pressão externa, algumas deformações localizadas, concavidades que são medidas a partir do lado externo. Quando vc doca o navio, é possivel executar este controle dimensional muito mais facilmente por que está a seco. Logicamente, quando a deformação (ou outras não conformidades ) for excessiva há que se efetuar reparos.
Precedendo ao controle dimensional (hoje facilitado em muito com o uso de scanners a laser) há que se fazer uma limpeza externa, remoção de pelicula de tinta ja deteriorada, etc.
Obrigado pelos esclarecimentos bastante válidos.
Agradecido pela explicação ” entendi perfeitamente ! Obrigado )