Pilotos russos em dois caças Sukhoi Su-35 que voavam de “maneira insegura e não profissional” interceptaram uma aeronave de reconhecimento P-8A Poseidon da Marinha dos EUA a leste do Mar Mediterrâneo na terça-feira, de acordo com a 6ª frota.
Os russos interceptaram o Poseidon em águas internacionais e voaram por 65 minutos próximos a aeronave americana, segundo um comunicado da Marinha divulgado quarta-feira. “A interceptação foi classificada como insegura e não profissional, pelo fato dos pilotos russos estarem próximos as asas do P-8A simultaneamente, restringindo a capacidade do P-8A de manobrar com segurança”, afirmou o comunicado.
O incidente é o terceiro desde abril, envolvendo pilotos russos e americanos nessa área, acrescentou o comunicado. Os americanos não provocaram as ações russas, segundo a Marinha. As aeronaves russas estavam operando no espaço aéreo internacional, mas sua “interação era irresponsável”, afirmou o comunicado.
“Esperamos que eles operem dentro dos padrões internacionais estabelecidos para garantir a segurança e evitar incidentes. Ações como essas aumentam o potencial de colisões no ar.”
FONTE: Star and Stripes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Mais do mesmo, mimimimi ianque !
Mais do mesmo ou seja, a absoluta falta de profissionalismo dos russos quando da condução de interceptações. E não se trata de um fato recente pois durante a Ponte Aérea de Berlim era extremamente comum que caças russos interceptassem de forma intimidatória aparelhos norte-americanos e britânicos que levavam víveres para a cidade sitiada.