O corte da primeira chapa de aço do casco do primeiro de quatro novos Bâtiments Ravitailleurs de Force (BRF), Navio de Reabastecimento da Marinha Nacional da França, foi realizada hoje durante uma cerimônia na oficina de usinagem do estaleiro Chantiers de l’Atlantique, na presença de Florence Parly, Ministra das Forças Armadas e do Almirante Prazuck, Chefe da Marinha Francesa. Esta cerimônia marcou simbolicamente o início da construção do primeiro navio do programa FLOTLOG (Flotte Logistique).
A ordem para a construção de quatro navios foi dada em janeiro 2019 para a associação temporária de empresas formadas por Chantiers de l’Atlantique e Naval Group. As entregas estão programadas para acontecer a partir do final de 2022 a 2029. Esta ordem para a marinha francesa é parte de um programa franco-italiano liderado pela Organisation for Joint Armament Co-operation (OCCAR), Direction Générale de l´Armement (DGA), e da sua homóloga italiana NAVARM (Direzione degli armamenti navali).
A BRF, com uma capacidade de 13.000 m3 terá como missão o apoio logístico dos navios de guerra da Marinha Francesa, transportando combustível, munição, peças de reposição e víveres.
Em conformidade com os padrões internacionais, as suas características são adaptados às missões específicas de apoio ao grupo de aviação constituído do porta-aviões Charles de Gaulle, Capitânia do Grupo Aeronaval.
Chantiers de l’Atlantique vai realizar a concepção global e a construção dos quatro navios, assegurando a integração e a implementação dos sistemas embarcados.
“Estamos no início de uma nova história industrial, que contará com mais uma vez o nosso know how em design, construção e integração de tecnologias de ponta”, afirmou Laurent Castaing, Gerente Geral do Chantiers de l’Atlantique. “Esta é também uma excelente oportunidade complementar os nossos negócios com as do nosso parceiro Naval Group”.
Naval Group será responsável pela concepção, desenvolvimento e integração de sistemas militares da plataforma. O sistema de combate dos quatro navios, cuja arquitetura é baseada no CMS (Combat Management System) Polaris do Naval Group, garantindo a proteção contra ameaças próximas e contra ameaças assimétricas.
“Naval Group se orgulha de estar mais uma vez no estaleiro Chantiers de l’Atlantique para este programa europeu. Esta cooperação reúne a melhor experiência civil e naval para beneficiar nosso cliente, tanto no aspecto econômicos quanto operacional”, destacou Pierre-Eric Pommelet, CEO do Naval Group.
Principais características do BRF
Deslocamento com carga total: 31.000 toneladas
Comprimento total: 194 m
Boca total: 27,60 m
Capacidade da tripulação: 190 pessoas, incluindo 130 tripulantes e 60 passageiros
Deslocamento total: 14.870 toneladas
Volume de carga: 13.000 m3
Capacidade total instalada: 24 MW