O procedimento de adjudicação para a fragata multiuso MKS 180 está oficializado. A empresa Damen Schelde Naval Shipbuilding B.V. foi anunciada oficialmente no concurso para a construção do navio como vencedora da licitação.
A ministra da Defesa Annegret Kramp-Karrenbauer (AKK) expressou sua satisfação com o recente desenvolvimento: “Estou muito satisfeito com o fato do procedimento de concessão da fragata multiuso MKS 180 poder agora continuar. Antes das férias de verão, pedirei ao Parlamento que aprove o orçamento e estou muito otimista de que podemos concluir um contrato para o MKS 180 ainda este ano.”
Tribunal de compras abre caminho
A empresa alemã German Naval Yards Kiel GmbH, em 14 de maio de 2020 retirou a reclamação que havia apresentado ao Tribunal Federal de Compras solicitando uma revisão da decisão de concessão do navio de combate multiuso 180. Como resultado, o tribunal encerrou oficialmente o procedimento de revisão. O Ministério da Defesa Federal congratula-se com o fato de que o obstáculo legal foi eliminado e que o processo de aquisição pode ser retomado. O próximo passo é o Bundestag alemão examinar o programa de compras e votar na aprovação do orçamento necessário antes das férias de verão. Essa aprovação é necessária na Alemanha para todos os projetos de compras de defesa que custam mais de 25 milhões de euros.
Multi-Purpose Combat Ship 180
O navio de combate multiuso 180, fragata 180 ou simplesmente MKS 180, fornecerá no futuro todo o conjunto de recursos necessários para toda a gama de missões e tarefas da Marinha Alemã, além de fornecer recursos adicionais. Este novo navio irá moldar a face da Marinha por um longo tempo.
FONTE: German Ministry of Defence
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Como os alemães gostam de fragatas, e belas fragatas!
Não seria o caso do Brasil, aproveitar uma oportunidade destas e entrar em um conçorcio destes para produzir e receber a transferência de tecnologia ..para produzir tbem algumas fragatas desta para o Brasil ,aqui mesmo ..
A Marinha já fechou questão. Toda a verba vai para a Tamandaré.