No mês passado, a American Airlines anunciou planos para acelerar a aposentadoria de algumas aeronaves mais antigas e com menor consumo de combustível de sua frota, mais cedo do que o planejado originalmente. Como os horários de vôo e as necessidades das aeronaves são ajustados durante esse período de baixa demanda recorde, a American dará o passo único de aposentar um total de cinco tipos de aeronaves.
A American aposentou oficialmente as frotas Embraer E190 e Boeing 767, que estavam programadas para se aposentarem até o final de 2020. A companhia também acelerou a aposentadoria de seus Boeing 757 e Airbus A330-300. Além disso, a American está aposentando 19 aeronaves Bombardier CRJ200 operadas pela PSA Airlines.
Essas mudanças eliminam a complexidade operacional e proporcionam economia e eficiência associadas à operação de menos tipos de aeronaves. Também ajudará a American a se concentrar em pilotar aeronaves mais avançadas à medida que continuamos recebendo novas entregas do Airbus A321neo e da família Boeing 737 MAX e 787. A frota narrowbody da American também se torna mais simplificada com apenas dois tipos de cockpit: as famílias Airbus A320 e Boeing 737. Isso beneficia o desempenho operacional da American por meio da eficiência do treinamento e manutenção simplificada.
A American continua avaliando sua programação e continua comprometida em cuidar dos clientes na jornada da vida. Essas mudanças ajudarão a americana a continuar a fornecer uma experiência de viagem confiável em todo o mundo, mesmo durante esses tempos incertos.
Aqui está um instantâneo da aeronave que sai da frota da American:
Airbus A330-300
- Ingressou na frota da US Airways em 2000, antes de ingressar na frota da American em 2013.
- Nove A330-300 na frota em 1 de janeiro de 2020.
- Voou principalmente rotas transatlânticas, com alguns serviços domésticos.
- Juntou-se à frota America West em 1987 e americana em 1989.
- 34 757-200s na frota em 1 de janeiro de 2020.
- Voou principalmente rotas domésticas e do Havaí, com alguns serviços transatlânticos e da América Latina.
- Ingressou na American em 1988.
- 17 767-300ERs na frota em 1 de janeiro de 2020.
- Voou principalmente rotas transatlânticas, com alguns serviços domésticos, Havaí e América Latina.
- Ingressou na frota da US Airways em 2006 antes de ingressar na frota da American em 2013.
- 20 E190 na frota em 1 de janeiro de 2020.
- Voou em rotas domésticas, com amplo suporte ao American Airlines Shuttle.
- Ingressou na frota da PSA Airlines em 2003.
- 19 CRJ200s na frota em 1 de janeiro de 2020.
- Voou rotas domésticas na costa leste, com serviço principalmente dos hubs da American em Charlotte, Carolina do Norte; Washington DC; e Filadélfia.
FONTE: American Airlines
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Acho que o 767 ER seria uma solução a curto prazo para o transporte de longa distância. O repatriamento de brasileiros deixou claro a lacuna da FAB com a ausência de aviões com esta autonomia.
Podiam mandar uns 767 ou 330 pra cá
Será que não interessa a FAB umas 2 unidades desse A330-300 para transforma-los em Tankers para reabastecimento aéreo pois me parece ser um dos aviões menos usado pelo ando de entrada em serviço, além do que seria muito útil para repatriação de brasileiros, envios de soldados em missões da ONU e apoio logístico quando a zona não é quente. Afinal temo um A-320 e acredito que o treinamento dos pilotos não seria tão demorado quanto a de um Boeing e talvez ate alguns ferramentais de manutenção sejam os mesmos que o da A-320
Olá boa noite a todos!
Penso que está aí uma oportunidade da FAB em ampliar a frota de E190. Ou ainda a criação de uma empresa (EPP talvez) aérea para transporte (turismo e carga) e quem sabe em situações como as vivênciadas na pandemia haja uma empresa que possa repatriar cidadãos ou o transporte estratégico em caso de emergência nacional.
CM
Concordo com o amigo, mas estes E190, operando 6 ou 7 no 1°/2° gav esquadrão condor, seria sensacional.