A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) aceitou, em 24 de abril, a entrega do USS Zumwalt (DDG 1000), o primeiro da próxima geração de navios de guerra multi-missão da Marinha.
Após essa entrega, o navio fará a transição para a Ativação de Sistemas de Combate para a próxima fase de testes de desenvolvimento e integração no mar. A Raytheon Integrated Defense Systems é a contratada principal do Zumwalt para ativação e integração do Combat System para navios da classe, tanto em Bath, no Maine, quanto em San Diego, na california.
Com a entrega, USS Zumwalt se junta à Frota do Pacífico e permanece designado para o Surface Development Squadron One. Além dos testes do sistema no mar, o DDG 1000 também funcionará como um facilitador essencial na aceleração de novos recursos de combate e no rápido desenvolvimento e validação de táticas, técnicas e procedimentos operacionais.
Empregando um IPS (Integrated Power System) inovador e altamente resistente, o DDG 1000 tem a capacidade de distribuir 1000 volts de corrente contínua por toda a embarcação, permitindo maior capacidade de energia para vários requisitos operacionais. Além disso, o formato da superestrutura e o arranjo de suas antenas, reduzem significativamente a seção transversal, tornando o navio menos visível aos radares inimigos.
O USS Zumwalt é o primeiro da classe, seguido do USS Michael Monsoor (DDG 1001) e do terceiro e último navio, o futuro USS Lyndon B. Johnson (DDG 1002), que está em construção no estaleiro da BIW em Bath, no Maine.
FONTE: USN
O dia 24 de abril também viu a entrega de mais um “Arleigh Burke IIA” o “Delbert Black ” DDG 119 que ainda precisará
ser comissionado para então usar o prefixo USS, fazendo parte da Frota do Atlântico.
.
O USS Zumwalt ao contrário foi precocemente comissionado em 2016, mas, em 2018 foi retirado da lista de unidades da US Navy quando se percebeu que havia muita coisa ainda para ser feita que justificasse sua inclusão na chamada “Força de Batalha”. O segundo da classe o USS Michael Monsoor foi comissionado também precocemente em janeiro do ano passado e dentro em breve também será readmitido.