Por David Donald
A Saab testou pela primeira vez seu radar ativo AESA de banda X em um caça Gripen, anunciou a empresa em 24 de abril. O voo ocorreu no aeroporto de Linköping, na Saab, em 8 de abril. Durante o voo de 90 minutos realizado pela aeronave de teste JAS 39D (série 800), o radar foi testado com sucesso contra alvos aéreos de oportunidade e uma variedade de alvos terrestres.
Falando à AIN, Anders Carp, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios de vigilância da Saab, observou que o radar demonstrou boa capacidade e estabilidade em toda a missão de teste. “Este é um passo importante no desenvolvimento do nosso novo radar AESA”, disse Carp em comunicado da empresa.
“Vemos grandes possibilidades para o radar, e seu design modular, adaptável e escalável significa que ele também pode ser usado para uma variedade de outras aplicações.” Segundo os planos atuais, a Saab espera continuar os testes iniciais de radar por cerca de três a quatro meses, com o Gripen 800 voando 15 vezes com o novo sensor. Como parte da avaliação, o radar será empregado contra alvos de caça.
A Saab esteve na vanguarda do projeto de radar AESA, empregando tecnologia de nitreto de gálio (GaN), tendo sido pioneira na tecnologia com suas mais recentes iterações dos radares terrestres e marítimos Giraffe, equipamentos de guerra eletrônica e com o radar Erieye ER S-band empregado nas aeronaves de vigilância GlobalEye. A nova matriz AESA é composta por centenas de módulos de transmissão / recepção (TRMs), cada um essencialmente um radar mini-eletronicamente digitalizado.
Os radares feitos com semicondutores GaN têm melhor desempenho – principalmente em termos de contramedidas eletrônicas, detecção de pequenos alvos e largura de banda maior – do que a maioria dos sensores AESA atuais que empregam TRMs de arseneto de gálio (GaAs), enquanto consomem menos energia e geram menos calor. Atualmente, o que é conhecido simplesmente como “radar de combate Saab AESA” compreende a matriz GaN casada com o back-end do radar digitalizado mecanicamente PS-05 / A Mk 4 que é a opção atual para o Gripen C / D.
A Saab construiu praticamente todos os elementos do próprio radar, incluindo os TRMs que são fabricados em uma fundição na principal instalação de projeto e produção de radar da empresa, a antiga fábrica da Ericsson em Gotemburgo. A empresa iniciou os testes de campo da matriz há mais de um ano. Na instalação do Gripen, o Matriz é fixa, com a Saab optando por essa configuração devido à sua simplicidade e confiabilidade. O conceito de uso de um reposicionador foi descartado inicialmente, pois o processamento digital avançado pode superar a maioria dos problemas associados ao desempenho do radar nas bordas externas do volume de digitalização sem adicionar o espaço interno necessário para acomodar um sistema de reposicionamento.
No entanto, Carp comentou que um sistema de reposicionamento poderia ser empregado se os ensaios mostrarem ser necessário. A matriz é essencialmente a mesma que foi solicitada no final de setembro de 2018 para o que a Saab descreve como um “cliente do governo não divulgado dos EUA”. Ao mesmo tempo, no entanto, o Pentágono anunciou a adjudicação de um contrato de US $ 8,2 milhões à Saab USA para a pesquisa e desenvolvimento de uma “matriz de abertura ativa”.
A agência contratante era o Naval Air Systems Command, com o conjunto destinado ao Gabinete de Pesquisa Naval e ao Gabinete do Programa de Testes Comparativos Estrangeiros do Secretário de Defesa. A Saab já testou essa matriz em outro banco de testes em suporte ao programa dos EUA e a entregou ao cliente no início deste ano. A Saab alega que sua nova matriz livre de ITAR está pronta para ser lançada no mercado e levaria entre 12 e 18 meses para ser entregue, dada a necessidade de concluir o desenvolvimento e o teste e estabelecer a produção.
O radar tem uma aplicação óbvia como retrofit para os Gripen C / D e também pode ser incluído como uma opção em vez do PS-05 / A Mk 4 para novas vendas das aeronaves, com o potencial de revitalizar as perspectivas de vendas dessa aeronave. Outras oportunidades incluem outros tipos de caças, principalmente como uma opção de atualização. A empresa vê oportunidades para o radar da banda X além dos caças, incluindo a instalação em aeronaves avançadas de treinamento e agressor. Além disso, o radar foi projetado de forma modular e é escalável. Isso abre uma ampla gama de aplicações, incluindo radares em escala de tamanho quase do tamanho do Erieye ER para vigilância de banda X.
Oportunidades baseadas em navios e UAV também estão sendo estudadas. Por enquanto, não há planos de equipar o Gripen E / F de nova geração com o radar GaN, pois o Leonardo ES-05 Raven baseado em GaAs está totalmente integrado a esse requisito, mas poderá ser substituído se um cliente o especificar. A Saab também destaca que o trabalho que está sendo realizado pela empresa em um radar AESA para o caça KF-X em colaboração com a indústria sul-coreana é um projeto separado.
FONTE: AIN Online
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Caramba é a SAAB atirando para tudo quanto é lado para procurar um meio de sobreviver à escolha sueca de integrar o projeto Tempest…