Por Marhalim bin Abas
O segundo de dois submarinos de ataque Scorpene da Marinha Real da Malásia (RMN), voltou ao serviço após a conclusão de um programa de manutenção no país de 18 meses. Em um vídeo divulgado em 16 de abril, a RMN mostrou o KD Tun Razak conduzindo operações em um local não revelado, com sua equipe usando máscaras, presumivelmente como medida de precaução contra a propagação do coronavírus Covid-19.
Uma legenda no vídeo afirmava que o RMN estava “patrulhando as águas da Malásia”. A RMN não forneceu mais detalhes no vídeo, mas uma fonte militar disse a Jane’s que o submarino, que foi comissionado em outubro de 2009, vinha realizando testes no mar desde o final de 2019 após a conclusão da manutenção, realizada pelo Boustead DCNS Naval Corporation (BDNC): uma joint venture entre o grupo malaio de engenharia naval Boustead Heavy Industries Corporation e o construtor de navios francês DCNS (agora denominado Naval Group).
O serviço publicou um vídeo semelhante em maio de 2018, logo após o retorno do KD Tunku Abdul Rahman , o primeiro da classe ao serviço, após uma reforma semelhante. Este submarino, que foi comissionado em janeiro de 2009, havia iniciado sua reforma com o BDNC, que também fornece serviço e suporte integrados para os dois submarinos, em novembro de 2015. Assim como com KD Tun Razak, o trabalho de reforma na primeira classe foi realizado uma instalação na base naval de Sepanggar em Kota Kinabalu, localizada no estado de Sabah, na parte malaia da ilha de Bornéu, e é onde os dois submarinos se baseiam.
FONTE: Jane’s
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Nao vejo a hora de ver os nossos !
Legal ver o submarino submerso e semisubmerso. Quase que mostram a hélice!