Por Carlos Borda Bettolli
Aquila International, representante oficial da empresa norte-americana Daniel Defense, publicou recentemente uma série de imagens e vídeos mostrando como serão os novos rifles para as tropas de operações especiais do exército argentino. Este é o DD M4A1 , modelo que já é dotado no Grupo de Comando Anfíbio do Corpo de Fuzileiros Navais e no Grupo Alacrán, pertencente à Gendarmeria Nacional Argentina.
O pontapé inicial para a aquisição deste material, juntamente com outros equipamentos, ocorreu no ano passado com uma série de propostas que informamos oportunamente à ZMe que eles visam melhorar os recursos do TOE. As armas e acessórios ofertados estavam entre os mais variados, entre eles os rifles de 5,56 mm, como os já mencionados, rifles para atiradores especiais, metralhadoras leves, pistolas e metralhadoras.
A licitação para os rifles de 5,56 mm apontou para a compra de 164 unidades. De acordo com os requisitos técnicos / operacionais, o modelo do rifle a ser selecionado deve ser fornecido com 11 carregadores do tipo P-MAG Gen 3 (Magpul), possuir uma mira óptica de combate avançada Trijicon ACOG 3.5 × 35 LED e ter trilhos Picatinny, material telescópico, aderência frontal, insiro outros detalhes. Os acessórios devem incluir kit de manutenção e peças de reposição, coldre, capuzes de incêndio, etc.
Vale lembrar que o material em questão pôde ser avaliado pelo TOE durante o 1º Congresso de Modernização e Equipamento Militar, realizado em novembro do ano passado, nas instalações que o IMARA possui em Baterias e no Setor Industrial de Campo de Mayo, pertencente ao Exército . Durante os dias do evento, uma importante variedade de armas foi disponibilizada ao pessoal, entre os quais os rifles Daniel Defense M4A1 e Mk18, equipados com os sistemas de pontaria Trijicon ACOG e MRO.
Como pode ser visto na imagem da capa e no artigo, a característica distintiva dos DDs M4A1 do Exército é o brasão nacional, cujo processo de gravação a laser pode ser visto em um dos vídeos recentemente publicados pela Aquila International. Segundo o gerente geral da América do Sul, Gastón Benavidez, a aquisição dos rifles Daniel Defense corresponde à última grande aquisição de armas portáteis feitas pelo exército argentino. O material acima mencionado já está alistado nos EUA, aguardando a conclusão de processos administrativos que foram desacelerados pela atual crise desencadeada pela pandemia do COVID19.
Como mencionamos oportunamente, essa aquisição, juntamente com outros equipamentos (armas, acessórios, etc.) é o resultado de um processo de modernização muito aguardado e importante para as tropas de operações especiais, que verá suas capacidades materiais aumentarem significativamente.
Nossos agradecimentos a Gastón Benavidez, gerente geral da Aquila International para a América do Sul.
FONTE: Zona Militar
Um dos mais bonitos que já vi… coisa top !