A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de São Paulo, informa que o Submarino Tikuna (S 34), estará no Porto de Santos no período de 15 a 19/11/2012, e o Navio-Patrulha Oceânico Amazonas (P 120), que permanecerá no período de 16 a 19/11/2012, ficarão atracados no Cais da Marinha entre os Armazéns 27/29.
Haverá visitação pública nos dias 17 e 18/11/2012, das 14h00 ás 17h00. O horário limite de acesso dos visitantes à Capitania será às 17h, com entrada franca.
Sediados no Rio de Janeiro, esses meios fazem parte da Operação “Atlântico III”, em que a Marinha do Brasil, o Exército e a Aeronáutica, sob a coordenação do Ministério da Defesa, atuarão em em conjunto em atividades operacionais, de 19 a 30 novembro, envolvendo cerca de 10.000 militares.
A operação abrangerá a área marítima compreendida como “Amazônia Azul” e parte do território nacional. O foco, serão as linhas de comunicação marítima nas regiões Sul e Sudeste e a defesa das estruturas estratégicas, como portos, refinarias e usinas hidrelétricas e nucleares.
O controle da área do tráfego marítimo, as missões de interceptações, defesa da costa, patrulha marítima, transporte aéreo logístico, defesa antiaérea e coordenação e controle do espaço aéreo, constam do cronograma de treinamentos elaborado Ministério da Defesa.
A Marinha do Brasil empregará nessa missão dois navios escoltas, dois navios de apoio, dois submarinos, três navios-patrulha e seis helicópteros. O Exército, participará com 96 viaturas leves, 101 viaturas de transporte, nove viaturas blindadas e nove ambulâncias. Quanto a Força Aérea Brasileira, será disponibilizado quatro aeronaves de ataque, cinco aeronaves de patrulha, cinco aeronaves de transporte e um helicóptero.
O comando da operação estará a cargo do Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, Comandante de Operações Navais, que terá o apoio de um Estado-maior Conjunto, composto por oficiais e praças das três forças armadas.
FOTO: MB