Duas aeronaves C-130 (Hércules) da Força Aérea Brasileira decolaram, nesta terça-feira (24) de manhã, do Rio de Janeiro e de Belém, rumo a Cuzco (Peru), a fim de resgatar brasileiros que se encontram isolados naquela cidade.
A operação, determinada pelo Presidente da República Jair Bolsonaro, é uma ação coordenada entre o Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores.
O primeiro C-130 da FAB, que decolou do Rio de Janeiro, faz escala em Porto Velho antes de pousar em Cuzco.
Já o segundo C-130 da FAB decolou, nesta terça-feira, de Belém para Porto Velho. Na quarta-feira (25) de manhã, irá para Cuzco.
As aeronaves têm previsão de chegada ao Brasil na quinta-feira (26) à noite, após, aproximadamente, 16 horas de voo. A operação resgatará os brasileiros identificados pela Embaixada do Brasil e que não puderam retornar por outros meios.
Vale ressaltar que também estão previstos voos comerciais partindo de Cuzco e de Lima. Os brasileiros interessados em embarcar nesses voos devem seguir as orientações da Embaixada, publicadas no perfil: https://www.facebook.com/Embajadadebrasilperu/
O Itamaraty segue em contato com as autoridades peruanas e companhias aéreas sobre a retirada dos brasileiros retidos no Peru e recomenda que os interessados acompanhem as informações no endereço eletrônico acima.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa e Departamento de Comunicação Social do Ministério das Relações Exteriores
Também não consigo retornar ao Brasil. Estou na Argentina em quarentena até 28/03. Assintomático
Embaixada e Consulado cientes.
Temos mais brasileiros na Argentina. Alguém sabe se há planejamento de voo pra cá?
Ontem, o KC-390 FAB2854 com identificação Zeus06 saiu de Anápolis, pousou no Galeão e voltou para Anápolis. Hoje, o mesmo KC-390 fez Anápolis-Guarulhos-Anápolis. De quarentena, fico então sapeando o FlightRadar24. Não sei qual a missão que ele fez ontem e hoje, mas deve ser transporte de cargas e/ou pessoal. Acho que é uma questão de prioridade a escolha da aeronave, ditada pelas necessidades da FAB. Não dá para ficar especulando, tenho certeza que a FAB sabe o que faz, independente do que queremos ou não. Simples assim.
Será que vão acordar para a importância estratégica nacional. Temos vários brasileiros em tudo mundo sem a possibilidade de locomoção para retorno pátrio. Foram duas aeronaves para China! e agora mais duas para o Peru. Ainda temos muito por outros países. Falta sim de uma aeronave de longo alcance para a FAB.
Eita vontade de reclamar sem fundamento…
Boa tarde.
Anapólis é mais perto, o avião é mais rápido, além de ser uma excelente propaganda.
Por qual motivo não foi utilizado o KC390.
A falta de um transporte estratégico, de longo alcance, se dá nesta hora.
Não se aplica neste caso. O Peru é logo alí do lado.
Meu caro Doug385, boa tarde.
O Peru é logo ali mas leve também em considera~]ao que um dos C130 saiu do RJ e o outro de Belém o que torna as distâncias um pouco maiores tanto que realizaram escala em Porto Velho.
Por qual motivo não se aplicaria ao caso? A distância? Sou leigo no assunto mas entendo que apenas este parâmetro não seria o único a ser utilizado para definir a aeronave a ser utilizada.