No dia 11 de março de 2020, o Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia enviou a última aeronave AH-11A, o Super Lynx N-4006, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), para a sede da empresa Leonardo Marconi Westland (LMW), em Yeovil no Reino Unido, para modernização.
O contrato prevê a modernização de 8 aeronaves para o modelo AH-11B Wild Lynx. Entre os diversos sistemas modernizados, destacam-se a instalação de novos motores CTS-800-4N, gerenciados através do sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Control), e de um Glass Cockpit compatível com Night Vision Google (NVG).
Com o envio do Lince 06, serão cinco helicópteros em diferentes fases de modernização na fábrica da LMW.
Atualmente a aeronave N-4005 encontra-se em processo de aceitação no Esquadrão HA-1, enquanto que as aeronaves N-4001 e N-4004 (DAE-UNIFIL), já estão sendo empregadas nas mais diversas missões, como parte componente do sistema de armas dos navios de Superfície da Esquadra.
Quantas aeronaves super linx/ wild linx a Marinha tem? Isso ficou meio confuso pra mim. Obrigado.
Jorge,
Nós temos 12 helicópteros Super Lynx Mk21A (AH-11A), desses, foram selecionados 08 para serem modernizados para Super Lynx Mk21B (AH-11B WildLynx).
Abs,
Serão 8.
Off-topic: Hoje o NPa P-46 Gurupá navegou na entrada do canal sem o canhão de 40 mm da proa. Ele passa por alguma manutenção ou adequação? Obrigado pela atenção e esta é apenas uma curiosidade sobre a condição do meio.
As vezes eles vão para a manutenção