Por Claudius Brito
O comandante da Ala 2 (Base Aérea), coronel aviador Gustavo Pestana Garcez, confirmou o calendário de chegada dos primeiros caças F-39 Gripen, fabricados pela SAAB, da Suécia, para a Força Aérea Brasileira.
A previsão é que as quatro primeiras unidades, de um total de 36 aeronaves adquiridas pelo governo brasileiro, cheguem na unidade militar entre os meses de setembro e outubro de 2021.
Um pouco antes, no mês de abril, a Ala 2 também receberá modernos simuladores de voos. Após a chegada desse primeiro lote de caças, virão mais oito no ano seguinte e, a partir daí, mais seis a cada ano até completar a frota.
Para este ano, está prevista a chegada de mais duas aeronaves KC-390 Millenium, fabricados pela Embraer, somando-se às três já incorporadas, de um total de 28 aeronaves que foram adquiridas pela Força Aérea Brasileira.
As informações foram repassadas pelo comandante da Ala 2 na noite da última quarta-feira, 11/03, durante a reunião da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA). Na ocasião, o coronel aviador Pestana falou também sobre os preparativos que estão sendo feitos para a unidade abrigar as novas aeronaves e os seus respectivos esquadrões. Segundo ele, são mais de 10 obras físicas, entre construção e ampliação de hangares e hangaretes; construção de prédio para o 1º Grupo de Defesa Aérea (grupamento do F-39 Gripen); iluminação do pátio e ampliação da capacidade energética que, nos próximos anos, deverá ser quintuplicada.
O comandante da Ala 2 informou que a unidade já recebeu investimentos da ordem de R$ 70 milhões para obras realizadas e em andamento e, ainda, há previsão de mais R$ 60 milhões, totalizando R$ 130 milhões. O efetivo atual, que é de aproximadamente 1,8 mil, entre militares, civis e contratados, deverá saltar para mais de 3 mil.
Para o coronel aviador Pestana, o impacto das transformações na Ala não se restringe apenas aos investimentos e aumento das instalações físicas e quantitativo de pessoal, mas um ponto significativo, afirmou, é o ganho qualitativo, tendo em vista que a unidade está recebendo duas aeronaves, o KC-390 Millenium e o F-39 Gripen, com tecnologia embarcada de ponta, demandando, portanto, uma estrutura operacional e de pessoal também qualificada. Em razão disso, destacou, é importante a parceria que está sendo entabulada com o ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica) e com outras instituições, como já acontece em Anápolis, por exemplo, com a UniEVANGÉLICA.
“A Ala 2 tem uma relação com Anápolis que perdura ao longo da história e esteve sempre na vanguarda da defesa aérea do País. Criou-se uma cultura organizacional onde a Base Aérea e Anápolis crescem juntos”, assinalou o comandante.
Histórico
Anápolis foi escolhida para sediar a unidade militar responsável em zelar pela soberania aérea do Planalto Central em 1969. Em 1970, o governo da época escolheu o Mirage III. Em 1972, foi instalada a 1ª Ala de Defesa Aérea (Alada), transformada em 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA) no ano de 1979.
No ano 2000 foi criado o 2º/6º Grupo de Aviação (GAV), e, dois anos após, a Base Aérea recebeu as modernas aeronaves R-99, da Embraer, então, para integrar o projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam). Em 2013, os caças Mirage 2000, foram “aposentados”. A partir daí, o governo brasileiro deu início ao projeto FX, para a renovação da frota de caça, que resultou na compra dos 36 Gripen fabricados pela SAAB, da Suécia. A partir de 2017, com a restruturação da Aeronáutica, a Base Aérea de Anápolis, assim como as demais bases aéreas da FAB mudaram de denominação, passando a se chamar Ala. Anápolis é a Ala 2 e Brasília sedia a Ala 1.
ITA
Ainda durante a reunião de quarta-feira na ACIA, houve a participação do pró-reitor de graduação do ITA, Pedro Teixeira Lacava e do coordenador executivo do curso de mestrado profissional em segurança de aviação e aeronavegabilidade continuada, que deverá ser trazido para Anápolis, a partir de um trabalho feito pela ACIA e pelo COMDEFESA, cujas tratativas vêm se desenvolvendo desde o ano passado.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Anastácios Apostolos Dagios, também presidente do COMDEFESA, destaca que a implantação desse mestrado do ITA casa com as demandas da Ala 2 para o acolhimento das novas aeronaves, bem como ao projeto do Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (Ceitec), que deverá ser implantado em parte do complexo do antigo Clube Ipiranga. A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura, visa criar um espaço para abrigar startups, incubadoras de empresas, coworking, dentre outras estruturas para fomentar inovação e tecnologia para o setor produtivo local. E, neste contexto, o curso do ITA seria uma espécie de âncora para o projeto.
O presidente da ACIA, Álvaro Otávio Dantas Maia ressaltou que a reunião com o comando da Ala 2 e a representação do ITA foi muito produtiva, apontando boas perspectivas de desenvolvimento para o Município e, em especial, para o setor produtivo, que deve ser alavancado.
FONTE: Contexo
FOTOS: Ilustrativas
Cara tava lendo uma reportagem agora a pouco os EUA encomendaram 4.000 f-22 ja entregaram 500… Pra 36… Kkkjkkk sei que nao podemos fazer tal comparação.. E também será o principal avião de 11 países, se tivéssemos uma política séria nao tinha praticamente entregado a produçao do super tucano para os EUA talvez hj poderíamos esta vendendo para mas países.. Ainda sim precisariamosnda bença americana ja que ha muitas salvaguardas inclusas. Ou seja 0% de investimento para poder quem sabe um dia ter um avião 100% nacional.. Ambicioso.. Mas possível para países que tem uma política séria.
Eduardo Madeu –
Meu Colega com Respeito mas ou “”Você Está Completamente Equivocado”” ou “”Suas Fontes não são Nada Confiáveis”” , 4.000 F-22 e já entregaram 500 ??? Não É Verdade as Linhas de Montagem do 22 já foram desmontadas a tempos , estão Fabriricado os 35 Agora , ok NADA Mais de 22 , ok
Assim como não existe essa de Exclusividade na AVIAÇÃO MILITAR , Veja o Exemplo do GRIPEN NG será Fabriricado no Brasil , portanto o Vento que venta lá venta Ca , Exportamos EMBRAER IMPORTAMOS SAAB , qual o Problema ?
Hoje o MUNDO é Globalizado e as Salva- Guardas Existem para isso mesmo , para protegerem os interesses financeiros e intelectuais a quem de Direito..
Hoje nem as Maiores Potências São Auto Suficientes , componentes de diversas Nacionalidades compõe um CAÇA , Motores são E.U.A. , Tecnologia Sueca , Armas Alemãs e por aí vai .
Entreguismo Nada são Parceiras e onde todos saem Ganhando , a EMBRAER cresceu e ganhou o Mundo , é uma empresa de Capital Aberto com Acionistas , aqui não é Cuba não, menos Cumpanheiro , bem menos. .
Entreguismo aconteceu com o Dinheiro Público BRASILEIRO , mas por mãos de Governos Corruptos “Financiando”” (DANDO NOSSO DINHEIRO) Obras para Países Alinhados ideologicamente , mesmo sabendo que não Pagariam o “”Empréstimo””” .
Quanto a quantidade fique Tranquilo a F.A.B. vai ter mais GRIPENS ✈️ , essa é o primeiro Lote , para o Desgosto e Aplausos de outros outros Lotes Virão e teremos uma quantidade suficiente para Patrulhar e Dissuadir qualquer Aventureiro .
Os E.U.A. gastam por semana o que o Brasil gasta em um Ano na Área MILITAR , a quantidade de caças DELES é estupenda mesmo , mas eles tem seus motivos e seus Inimigos para Combater Diariamente , ao passo que Nós Temos nossas Fronteiras inquestionáveis por nossos vizinhos e vice-versa .
Sigamos na PAZ .
Que venha a encomenda de mais um segundo lote antes da entrega das ultimas aeronaves
Uma pequena observação:
O programa FX foi aberto no final da década de 1990. Foi encerrado por Lula qdo ele assumiu, sendo reaberto um novo programa em 2003, como FX2.
Um lado que ninguém quase lembra: instalações e preparativos. Também importante frisar a ligação umbilical entre a FAB e o ITA. Uma dos motivos do alto nível da instituição, que serve de base para pesquisa e desenvolvimento científico do ramo aéreo das FA.
Welcome ✈️ TO BRASIL ✨🇧🇷 GRIPEN NG.
Nas Mãos dos Talentosos Pilotos da F.A.B. , Será um Salto DISSUASÓRIO e Tecnológico para o Nosso Brasil .
Sob a proteção de Deus 🙏 , Sigamos em Frente .
Muito Feliz pela Boa Notícia ,
*OBRIGADO DAN* !
💪🏻🇧🇷🇸🇪👍🏻