O AW159 Wildcat HMA2 da Royal Navy (RN) estará pronto para defender os maiores navios de guerra a partir do próximo ano, com a integração dos novos armamentos, segundo informou a Leonardo Helicopters.
Em um esforço contínuo para integrar os mísseis ar-superfície Thales Martlet e MBDA Sea Venom, foram concluídos os com testes ambientais e de transporte no helicóptero da classe 6 toneladas, após a instalação de uma asa, projetada pela Leonardo, para o AW159 transportar o seu armamento.
Louis Wilson-Chalon, gerente de marketing de força marítima da Leonardo Helicopters UK, disse que a empresa está no caminho de ter o Wildcat pronto para o primeiro embarque operacional do Carrier Strike Group da RN, no final do próximo ano.
O “CSG21” envolverá o HMS Queen Elizabeth, o primeiro de dois porta-aviões de 65.000t, juntamente com navios escoltas e de apoio da RFA.
“Estaremos prontos para apoiar a frota”, diz Wilson-Chalon, confirmando que a empresa recebeu um contrato de produção para construir as asas para a frota de Wildcat da RN. “Ainda não foram realizados testes de lançamento com o Martlet, mas o programa está dentro do cronograma”, completou.
Os novos porta-aviões da Marinha Real vão operar com um destacamento embarcado de caças Lockheed Martin F-35B Lightning e de helicópteros antissubmarino Merlin Mk2 e AEW, do programa Crowsnest.
Embarcados nos destróieres Type 45 e nas fragatas Type 23, o Wildcat fornecerá proteção contra guerra de superfície para o CSG.
Cada helicóptero, equipado com a nova asa, poderá transportar uma carga máxima de 20 mísseis Martlet ou quatro mísseis Sea Venom, ou operar com um mix de 10 Martlet com 02 Sea Venom.
Com um peso de 13 kg (29 lb), alcance de 3 a 5 MN (6 a 9 km) e velocidade de Mach 1.5, o Martlet guiado a laser foi integrado com lançadores de cinco mísseis. O Sea Venom tem 2,5 m (8,2 pés) de comprimento, pesa 120 kg e pode atacar alvos de superfície a distâncias de mais de 11 MN.
Para compensar o peso adicional de carregar as novas armas ar-superfície, a asa foi equipada com um aerofólio que fornece 360kg de sustentação aerodinâmica em cada lado da aeronave, disse Wilson-Chalon.
A RN possui 24 helicópteros Wildcat HMA2 e o British Army 28 da versao AH1.
FONTE: Flightglobal
guilherme
essa asa caberia no nosso lynix?
seria uma grande melhora no sistema de ataque de nossas aeronaves.