Na quarta-feira (12 de fevereiro), a Land Battle Decisive Munitions (LBDM), recebeu dois novos membros, a República Tcheca e a Suécia, elevando o número total de participantes Aliados e parceiros da OTAN para 23. A alteração ao Memorando de Entendimento da iniciativa foi assinada nas margens da Reunião de Ministros da Defesa da OTAN em Bruxelas.
A Land Battle Decisive Munitions forma uma estrutura multinacional para a aquisição e gerenciamento de munições essenciais no domínio terrestre. Permite que os países participantes reduzam seus custos de aquisição, unindo-se e combinando seus requisitos de compra. A LBDM também aumenta a capacidade das nações participantes de compartilhar estoques de munição. Na cerimônia de assinatura, o vice-secretário geral da OTAN Mircea Geoana destacou os benefícios que a LBDM traz para a Aliança.
“Este projeto, aproveitando ao máximo as economias de escala, está nos permitindo aproveitar ao máximo cada centavo ou ano de nossos crescentes orçamentos de defesa”. A LBDM foi lançada durante a Cúpula da OTAN em 2018 e a primeira entrega de munições adquiridas ocorreu em seis meses. Os países participantes agora estão trabalhando em novas rodadas de aquisição para o final deste ano. Com os dois novos participantes, a LBDM agora inclui Bélgica, República Tcheca, Croácia, Dinamarca, Estônia, Alemanha, França, Itália, Letônia, Lituânia, Montenegro, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia , Espanha, Reino Unido, bem como os países parceiros Áustria, Finlândia, Macedônia do Norte e Suécia.
FONTE: OTAN
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN