A Marinha do Paquistão encomendou uma corveta de 2300 toneladas (Damen OPV 1900), em uma cerimônia realizada no porto de Constanta, Romênia, em 13 de fevereiro de 2020. Participou do evento o vice-almirante Muhammad Fayyaz Gilani HI (M) , Vice-Chefe do Estado-Maior da Marinha como Convidado Chefe.
A cerimônia também contou com a presença de equipes do Rawalpindi, do Ministério da Defesa, do superintendente naval (Romênia) e da gerência sênior do Damen Shipyards Group. Damen assinou o contrato com o Ministério da Produção de Defesa para dois OPVs polivalentes para a Marinha do Paquistão em 30 de junho de 2017, após um processo de licitação.
Damen entregará o segundo navio PNS TABUK em maio deste ano. O PNS YARMOOK é capaz de executar uma variedade de operações marítimas e pode transportar um helicóptero e um UAV. O navio pode lançar dois RHIBs de alta velocidade de 11,5 metros e 6,5 metros simultaneamente e também tem capacidade para acomodar dois TEUs para operações especiais baseadas em missões.
Falando durante a cerimônia de lançamento, o vice-almirante Muhammad Fayyaz Gilani HI (M) destacou a importância do Projeto para a Marinha do Paquistão e afirmou que os navios aumentarão significativamente a capacidade da Marinha do Paquistão de proteger suas fronteiras marítimas. O vice-almirante Muhammad Fayyaz Gilani HI (M) também reconheceu a competência profissional do Damen e as perspectivas de cooperação futura no fornecimento de tecnologias navais de ponta para a Marinha do Paquistão.
Damen construiu o PNS YARMOOK na sua planta em Galati. O estaleiro construiu quase 40 navios para o segmento de defesa e segurança, incluindo os últimos sete complexos navios da Marinha Real da Holanda e o navio de patrulha offshore Stefan cel Mare, o carro-chefe da Polícia de Fronteira da Romênia, mostrando repetidamente que é um participante internacional confiável e altamente capaz na construção naval naval.
FONTE: Damen
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN