A Saab concluiu, com sucesso, sua participação com o Gripen E e o GlobalEye AEW&C no HX Challenge finlandês, o evento de teste e avaliação da Força Aérea Finlandesa que aconteceu na Base Aérea de Pirkkala, na Finlândia. A avaliação de voo faz parte da verificação de capacidade do Programa HX, que está em andamento para a aquisição de novas aeronaves de combate para equipar a Força Aérea Finlandesa.
O HX Challenge foi realizado na Finlândia e os testes aconteceram nas condições de inverno do país, com o objetivo de verificar os dados informados anteriormente pelos fabricantes de caças. A solução oferecida pela Saab apresenta a mais recente tecnologia disponível para operar em um ambiente operacional em constante mudança e altamente desafiador.
“Na última semana, concluímos, com êxito, os ensaios planejados e demonstramos, portanto, os recursos do Gripen e do GlobalEye, uma solução sólida e altamente capaz de responder às necessidades da Força Aérea Finlandesa”, diz Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e head da área de negócios Aeronautics da Saab.
Além disso, no dia 31 de janeiro, a Saab apresentou uma oferta revisada em resposta à Solicitação de Cotação revisada para o programa finlandês HX. A oferta da Saab para a Finlândia trata-se de uma solução abrangente de poder aéreo e de defesa aérea. Com os aviões de caça Gripen E/ F projetados para as operações mais desafiadoras e os cenários de ameaças muito semelhantes aos da Finlândia, combinados ao GlobalEye, uma das soluções AEW&C mais avançada do mundo, como multiplicador de forças, a oferta possibilita uma contribuição substancial à capacidade operacional conjunta das Forças de Defesa Finlandesas.
Como parte de sua proposta, a Saab oferece um pacote substancial de armas e sensores, bem como o equipamento necessário e os serviços associados necessários para operar o sistema. A oferta também inclui um programa de cooperação industrial com o objetivo de desenvolver amplas capacidades nacionais de segurança do suprimento na Finlândia. Também estão incluídos na proposta a transferência de recursos de manutenção, reparo e revisão para a indústria local, produção de peças e montagem final de aeronaves, bem como o estabelecimento de um centro de manutenção e desenvolvimento na Finlândia.
De acordo com o planejamento do cliente, a decisão de aquisição está prevista para 2021.
FONTE: Saab Press Centre
A proposta sueca me causou espanto, pela “agressividade” comercial. Além de.oferecerem o caça (que em si, já é uma aeronave excepcional), foi oferecido no pacote, além da ToT e a produção local de componentes e aerinaves, dois AEW. Ou seja: ao invés de somente se limitar a oferecer o Caça (que seria uma solução parcial), como os demais competidores, a Suécia ofereceu um pacote completo.de soluções para a defesa do espaço aéreo e dentro do orçamento, em q os competidkres, no máximo estão oferecendo as aeronaves.
Creio q esta forma de ação deveria passar a ser adotada pela.EMBRAER. Bão pensar em oferecer somente a solução parcial da necessidade do cliente, mas dentro do seu portfólio de produtos, oferecer um pacote combinado completo, para atender as necessidades do cliente de uma forma mais ampla.
Parabéns,a nossa força aérea ficará equipada.com o greepen.obrigado