No dia 29 de janeiro de 2020, às 10:30h, será realizada a solenidade militar de inauguração do Comando de Artilharia do Exército no Forte Santa Bárbara, em Formosa (GO).
O Comando de Artilharia do Exército é um Grande Comando de Artilharia concebido no escopo do Programa Estratégico do Exército ASTROS 2020. Sua criação faz parte do processo de transformação do Exército que visa ampliar as capacidades operacionais e o poder de dissuasão da Força Terrestre.
O Comando de Artilharia do Exército, inicialmente sediado em Porto Alegre (RS), é composto pelo 6º Grupo de Mísseis e Foguetes, pelo 16º Grupo de Mísseis e Foguetes, pelo Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, pelo Centro de Logística de Mísseis e Foguetes e pela Bateria de Comando de Artilharia do Exército. Em sua nova sede, será o responsável pela Artilharia de Mísseis e Foguetes do Exército Brasileiro, empregando os mais modernos sistemas de defesa existentes no mundo como o Foguete SS-40, que possui alta precisão e alcance aproximado de 40 Km, e o Míssil Tático de Cruzeiro, com alcance de 300 Km.
FONTE: Agência Verde-Oliva
Míssil? Qual é o míssil operacional no exército brasileiro? Fora o Igla, tem algum? O pessoal precisa de menos ufanismo e mais pragmatismo! Precisam ter os 2 pés na realidade. Parece que alguns setores das FAs vivem num mundo da fantasia, fazem projetos mil, que nunca viram um produto operacional, e ficam contando como se fossem produtos operacionais, só para citar alguns (AvMt-300, A-Darter, Piranha, MSS1.2).
Não venham me dizer que o Piranha é um míssil operacional e válido, porque com um PK de 3% (!!!!) não serve nem de maquete!
Concordo em gênero, número e grau! É muito pajé para pouco índio. Comando de artilharia?! kkkkk… Tá bom…
Bom dia! Alguém tem notícia dos M-198 e M-119 que o país tencionava obter?
Eu também estive me perguntando a mesma coisa, a notícia da aquisição pelo Exército é de 2018.
Muito Bom !
Mas Falta meios de transporte com Rodagem em Esteiras (Lagartas).
São inúteis Caminhões Rodagem de Pneus , em Estradas de Chão Batido com Chuvas .
Outro sim , são as Areias na Região Norte e Centro-Oeste e a Lamas no Amazonas .
É Preciso ter Meios sobre Esteiras.
O Brasil diante dos ultimos acontecimentos principalmente da interferencia de paises estrangeiros (França.Dinamarca,Alemanha,etc,) em assuntos internos de nosso pais …..o governo Bolsonaro deveria investir fortemente na modernização e operacionalidade de nossas FFAA…..causa apreeção dos patriotas a fragilidade de nossasdefesas e precariedade do nosso poder de defesa.Está na hora de empregar a nossa industria ociosa no reaparelhamento da tropa…..isto tambem significa emprego,ocupação.
“Interferência”??? Fazem a coisa errada no meio ambiente e não querem nem ser criticados?? Vão pentear macaco!
Provado que não havia nexo causal das interferências daqueles paises com a realidade. Menos ativismo partidário e mais BRASIL!