Por Mark Episkopos
Das seis armas estratégicas reveladas pelo presidente russo Vladimir Putin em seu discurso anual sobre o estado da nação em 2018, o “RS-28 Sarmat” está entre as mais importantes.
Apelidado de “Satan 2” nos relatórios da OTAN, Putin descreveu Sarmat como um ICBM “pesado”, ininterceptável, com “alcance praticamente ilimitado”.
Desde então, o Sarmat tem sido aclamado como o futuro iminente da capacidade da força de combate russa; uma arma de 200 toneladas, mach 10, a combustível líquido, com ordens de magnitude mais poderosas do que o míssil soviético RS-36M de quatro décadas que está substituindo.
Mas as atualizações foram escassas no restante de 2018, nem o Kremlin ofereceu um cronograma de desenvolvimento concreto. Então, onde está Sarmat? Potencialmente ao virar da esquina, de acordo com uma série recente de declarações do Kremlin.
Em uma cerimônia militar do Kremlin realizada na semana passada, Putin discursou sobre a necessidade de “fundir a tradição militar russa com o mais recente conhecimento, tecnologia e capacidade de aplicá-las com eficiência …” Contando os exemplos recentes nesse sentido, Putin mencionou que mísseis hipersônicos “Kinzhal” e o sistema de laser “Peresvet” já estão sendo entregues às forças armadas russas antes de se voltarem brevemente para Sarmat, que ele anunciou que está “passando por testes finais”.
“Passar com êxito no teste final” é uma declaração cuidadosamente redigida, se é que alguma vez houve. Isso pode sugerir qualquer número de linhas de tempo, dependendo da escala do “teste final” e de quanto tempo o Sarmat está nesse processo; pode colocar a data de entrega de Sarmat em qualquer lugar, desde a esquina até vários anos. O ceticismo não seria totalmente infundado, dada a prolífica história de atrasos do Sarmat. Os testes de ejeção originalmente previstos para 2015 foram adiados para 2016 e novamente para o final de 2017; os testes de 2017 revelaram sérias falhas técnicas no mecanismo de ejeção, complicando ainda mais o desenvolvimento do Sarmat. O Departamento de Estado dos EUA, por sua vez, esclareceu a situação com a criação de um novo SARMAT, ou “consultor sênior de atividades e tendências russas malignas”.
O novo prazo de produção serial de Sarmat é 2021, de acordo com um relatório da TASS que cita uma fonte privilegiada de defesa. O histórico de desenvolvimento de Sarmat lança essa linha do tempo sob uma luz justificadamente duvidosa, embora relatórios mais recentes tenham incutido comentários de observadores russos em uma nova causa de otimismo. Há vários meses, o Presidente do Conselho Científico e Técnico de Roscosmos Yuri Koptev sugeriram que os engenheiros russos finalmente conseguiram colocar os problemas técnicos do Sarmat para trás:
“Um estágio muito sério foi realizado no ano passado. Isso envolveu testes pop-up, que confirmaram a exatidão de todas as soluções técnicas básicas”. A natureza dessas soluções ”é desconhecida, mas elas parecem convincentes o suficiente para o CEO da Roscosmos, Dmitry Ragozin, que pessoalmente tranquilizou Putin no início de fevereiro que os testes estão ocorrendo conforme o planejado e serão encerrados em 2020.
É muito cedo para concluir que o desenvolvimento de Sarmat está de volta aos trilhos; os resultados de seu próximo teste de vôo – a ser realizado no Centro Espacial da Sibéria Oriental de Plesetsk no segundo trimestre de 2019 – devem ser um indicador mais decisivo disso. Ainda assim, o fato de que esses executivos de alto nível da Roscosmos estarem dispostos a colocar seu nome na entrega oportuna do Sarmat, sugere um novo grau de confiança no projeto.
Se isso será confirmado ou não, apenas o tempo dirá.
FONTE: National Interest
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Dois lançamentos do Complexo Sarmat RS-28 ocorridos em 2018, provavelmente para testar os motores da primeira ou segunda etapa..
https://youtu.be/LIso_hTmY6M
https://youtu.be/6MsCsEhyvjI
Segundo especialistas russos familiarizados com os antigos R-36M2, as especificações aproximadas do RS-28 seria:
Alcance de vôo:18 000 km
Peso inicial: 208,1 tn
Comprimento: 36.3 metros
Diâmetro: 3.02 metros
Peso “fundido” mais de 10 toneladas.
Peso do combustível e do oxidante 178 toneladas.
Tipo de cabeça de orientação individuais separadas ou um conjunto de blocos hipersônicos.
Número de ogivas : 10-15 ou 3-4 UBB Avangard
Potência de carga única de 750 quilotons a 1 megatons.
Desvio circular provável: Dezenas de metros .