A Marinha do Brasil celebra hoje, 16 de novembro, o Dia Nacional da Amazônia Azul. A data comemorativa busca conscientizar a população sobre a importância dessa área oceânica de 3,6 milhões de km², pelos quais circulam 95% do comércio exterior brasileiro. Dessa região também são extraídos 91% do petróleo e 73% do gás natural produzidos no País.
A Amazônia Azul abrange uma área comparável à da superfície da floresta amazônica. O Brasil ainda pleiteia junto à Organização das Nações Unidas estender sua plataforma continental em 900 mil km², o que pode fazer a Amazônia Azul chegar a 4,5 milhões km².
Rica em biodiversidade e reservas minerais, a região tem importância estratégica para o Brasil. A relevância de defender esse território motiva a construção do primeiro submarino nuclear nacional, cujo domínio tecnológico é imprescindível para que o País exerça a soberania plena sobre as suas águas jurisdicionais.
O Dia Nacional da Amazônia Azul foi criado 2015 por meio da Lei nº 13.187/2015. A data escolhida comemora a demarcação do território marítimo, sob a jurisdição do Brasil, efetuada em 16 de novembro de 1994, pela Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar.
Tem que modernizar as 6 fragatas e 3 corvetas que nos restam, além dos 34 navios de patrulha, n tem jeito…
Mas para que essa consciência desperte a atenção do brasileiro em geral uma propaganda mais abrangente seria necessária, como em relógios de rua ou outdoor. Teria que ser uma divulgação pública bem constante por quem se desloca no dia a dia sem depender da parte da pessoa em não buscar esse assunto.