O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez recebeu, nesta quinta-feira (14), em Sevilha, na Espanha, a segunda aeronave SC-105, de Busca e Salvamento, do Projeto CLX-2, em cerimônia de entrega realizada pela empresa Airbus.
O evento contou com a presença do Embaixador do Brasil na Espanha, Pompeu Andreucci Neto; do Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos; do Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta; do Diretor de Programas da Airbus Madri, Felipe Steinmetz; de representantes do GAC-Sevilha e da Gerência do Projeto, de uma tripulação do Esquadrão Pelicano e de integrantes da Airbus.
O FAB 6551 é a primeira aeronave do projeto a ser entregue com o sistema de reabastecimento em voo, o que permitirá à mesma ser reabastecida em pleno voo e ampliar a sua capacidade operacional.
Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, enalteceu o dClique aqui para baixar a imagem originalesempenho operacional do SC-105, com equipamentos de alta tecnologia, proporcionando, assim, maior eficácia no cumprimento de Missões de Busca e Salvamento. “A inclusão desse vetor no acervo da FAB corrobora com nosso compromisso de Controlar, Defender e Integrar os 22 milhões de quilômetros quadrados sob a responsabilidade do Comando da Aeronáutica (COMAER)”, ressaltou.
Emprego
O emprego da nova aeronave potencializa a operacionalidade da Aviação de Busca e Salvamento da FAB, seja nas Missões de Ajuda Humanitária ou na busca a uma aeronave acidentada, nas quais a participação do vetor é de grande relevância. Dotado de um sistema eletro-óptico, o SC-105 utiliza o espectro infravermelho, podendo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou até mesmo uma pessoa no mar.
FONTE E FOTO: FAB
Que bom que incluíram a capacidade REVO neste programa, mesmo que só a partir desta segunda unidade.
Já estava ficando ridículo o fato da FAB estar “poupando” a inclusão da sonda de REVO em aquisições/modernizações recentes tendo e vista a ampla possibilidade de uso deste recurso multiplicador de alcance operacional com a próxima entrada em serviço dos KC-390!!!
Num pais com uma força aérea de porte inferior a sua necessidade real em virtude do tamanho do país, o uso de REVO no Brasil deveria ser agora algo prioritário na maior parte dos vetores (e agora incluindo os helicópteros). Principalmente os de perfil de missão de longa duração como os de busca e salvamento ou de vigilância aérea…
Até hoje não aceitei plenamente os argumentos da FAB da não inclusão da sonda REVO na atualização dos E-99, depois da Índia pagar o desenvolvimento de engenharia do dispositivo para a sua unidade similar, sobre a base da mesma aeronave Embraer.
Há alguma possibilidade da primeira unidade de S-105 também receber a sonda posteriormente?
A terceira unidade (e última) do SC-105 Amazonas a ser recebida em 2020 virá também com a sonda?
Há possibilidade técnica/previsão/programação de se incluir o equipamento de REVO, no futuro e despacito, às antigas 12 unidades do EADS Casa C-295 já incorporadas a FAB?