A linha de sistemas de contramedidas antimísseis BOL da Saab deve ser produzida em números constantes nos próximos anos para alguns dos principais programas internacionais de caças a jato. A adaptabilidade das variantes do BOL a uma grande variedade de aeronaves de caça do mundo garante que elas permaneçam em grande demanda por muitos anos.
A Saab Grintek Defense fabrica os componentes principais do sistema de autoproteção BOZ-101 EC para os jatos Tornado da Força Aérea Alemã e também está trabalhando em uma variedade de outros sistemas de autoproteção para vários clientes internacionais.
A Royal Air Force do Reino Unido usa sistemas BOL em suas aeronaves Tornado e Jaguar, e a França usa os dispositivos em sua frota de Jaguares. Um dos maiores programas que impulsionam a produção atual de BOL continuará sendo o Eurofighter Typhoon.
Em abril de 2017, a Saab recebeu um pedido de 29 unidades BOZ-101 do Eurofighter 2000 da OTAN e da Agência de Gerenciamento de Tornados em nome da Força Aérea Alemã. A produção ocorrerá nas instalações da Saab em Järfälla, na Suécia, e Centurion, na África do Sul. As entregas ocorrerão até 2020.
Em julho de 2018, a Saab recebeu um pedido da BAE Systems para o desenvolvimento de um novo sistema pirotécnico do BOP para o Eurofighter Typhoon chamado Smart Dispenser System. O trabalho de desenvolvimento e integração do SDS será realizado no site da Saab em Järfälla, na Suécia, e finalizado no período de 2020.
A Saab também recebeu pedidos do seu IDAS (Integrated Defensive Aids Suite), que fornece um aviso oportuno contra ameaças guiadas por radar, laser e IR e implementa automaticamente as contramedidas apropriadas. O sistema está totalmente integrado ao dispensador de contramedidas BOP-L.
Em janeiro de 2019, a empresa suíça de tecnologia RUAG anunciou que deveria atualizar oito helicópteros Cougar da Swiss Air Force. O esforço inclui novos computadores de gerenciamento de vôo, um sistema de navegação de precisão para voos por instrumentos e um sistema de prevenção de colisões. A atualização também inclui um sistema IDAS. Um relatório sobre o programa BOL está disponível na Forecast International.
FONTE: Forecast International
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Continuo achando que o melhor era a Embraer ter se unido a SAAB em vez da Boeing
Uma coisa te digo, daqui a pouco todos esses sistemas atuais de combate aéreo poderá se tornar obsoletos….
Explico;
Sistemas de autoproteção, sistemas de contra-medidas antimísseis e demais sistemas de combate ( tanto hardware e software), poderão passar por uma dramática metamorfose (prefiro este termo do que “revolução…”) daqui à apenas alguns anos (menos de uma década…).
O que causará essa dramática metamorfose? O Quantum, ou a “computação quântica”.
Os países que detiverem superioridade científica nesta área, levará uma vantagem militar e econômica inestimável frente aos demais. Digo sem medo de errar, se hoje uma das frentes significativas da guerra comercial EUA-China está na frente do chipset (o coração dos computadores clássicos) só podemos descrever o quão importante, crucial será para ambos países à corrida quântica de armas…
A mudança que está ocorrendo no mundo da computação vai muito além do que podemos imaginar. A supremacia quântica aliada a IA está chegando!
Computadores quânticos são o futuro da computação de alto desempenho; Enquanto a computação binária normal se refere a unidades de computação 1 ou 0, o computador quântico possui uma superposição em que 1 e 0 coexistem (um terceiro estado). A adição dessa camada computacional acelera a capacidade do computador e permite um processamento muito mais complexo, para áreas como pesquisa médica, análise de dados financeiros e criptografia de informações.
Por falar em criptografia, vai aqui uma informação para se ter noção do que o “quantum” é capaz. Por exemplo: poderiam ser capazes de quebrar códigos de criptografia RSA ( criptografia de Rivest-Shamir-Adleman – um dos primeiros sistemas de criptografia de chave pública), usada em quase todas as transferências de informações financeiras. É verdade que, para ser capaz de tal proeza seria necessária uma maquina muito poderosa “cerca de 100 milhões de qubits”. E terá que ser qubits de alta qualidade com um bom sistema de controle. Mas, tudo se encaminha para que tal cenário se torne realidade.
Outro exemplo pra que se tenha noção do que se está falando aqui, é a modelagem do comportamento de moléculas. Quando voltado para aplicações médicas e farmacêuticas (para imunologia, genética, desenvolvimento de fármacos, etc.), os sistemas quânticos poderia levar a uma situação dramática, trazendo respostas para “questões de vida ou morte” e soluções para diversos problemas biológicos complexos, o que colocaria a humanidade de frente com questões éticas, morais que ao meu ver, não estamos de forma alguma preparados, ao contrário…
Uma realidade é que o Brasil já perdeu a corrida para construir um computador quântico e agora ao menos deve se concentrar nas tecnologias quânticas periféricas para não perdê-las. Afinal, indo um pouco além, digo, o Brasil pode não ser o primeiro a construir um computador quântico, mas precisamos da mão de obra e das conexões humanas, tecnológicas e científicas para que possamos adotá-la aqui. Não devemos ficar totalmente dependente dos outros nessa área. Obviamente, não podemos depender de ninguém no campo definido como estratégico. O Brasil não foi o país a lançar o primeiro satélite ao espaço nem construiu a primeira bomba nuclear, mas de acordo com publicações estrangeiras, temos esses recursos e a analogia é clara…
O Governo deve investir os recursos necessários para elevar um programa quântico brasileiro para ocupar seu lugar no mapa do progresso global.
Por que importantes recursos de computação quântica no nível estatal? Porque isso significa dependência dos serviços de computação em nuvem de outras entidades (países ou empresas). No dia em que o Brasil precisar de capacidade quântica para sua proteção, os serviços em nuvem podem não estar disponíveis naquele dia…
A teoria quântica, desenvolvida há cerca de 100 anos, lida com fenômenos que ocorrem no nível de pequenas partículas, como elétrons e fótons (partículas de luz). Muitos dos fenômenos quânticos são contrários à intuição humana e à realidade que vivenciamos na vida cotidiana. De acordo com a teoria quântica, a posição das partículas só pode ser descrita como provável, de modo que, em vez da certeza de onde uma determinada partícula está em um determinado momento, a teoria oferece apenas a probabilidade de encontrar a partícula em algum lugar.
Os computadores quânticos em breve poderão executar tarefas que um computador digital não pode. Os sensores quânticos permitirão medições precisas e sensíveis de tempo, frequência, campo magnético e elétrico, e materiais quânticos com recursos exclusivos mudarão o mapa em muitos setores (da segurança e aviação à indústria e à medicina). Quando estas capacidades “quantum” estiver suficientemente madura, creio que a forma de combater em guerras será totalmente diferente do que vemos agora. Quem viver, verá…
Grato