A primeira das 18 novas CB90 HSM foi entregue à administração sueca de material de defesa (FMV). Um barco novinho em folha, equipado com muito mais que seus antecessores: velocidade e manobrabilidade aprimoradas, além de poder de ataque e recursos de vigilância.
Com mais de 250 barcos vendidos operando em todo o mundo, o CB90 tem sido uma história de sucesso desde que o primeiro barco foi comissionado. Recentemente, um novo modelo do conceito comprovado, o CB90 HSM, foi entregue à FMV.
Nos meses seguintes, outros 17 barcos serão entregues em Dockstavarvet pela Saab. Embora pareça semelhante aos seus antecessores do lado de fora, o interior é bastante modificado. Uma linha de propulsão totalmente nova, incluindo uma colocação ajustada do motor, otimiza o ponto de gravidade, o que por sua vez, torna o barco ainda mais estável, mais rápido e muito mais silencioso.
Equipado com novos hidrojatos, o barco opera com uma eficiência mais alta, a eficiência total aumenta bastante assim como a ergonomia e o conforto da tripulação. “Os princípios são os mesmos, mas com motores mais fortes tudo se torna ainda mais impressionante. Conseguimos superar a demanda de velocidade em vários nós”, disse Andreas Nordstrand, gerente de projetos de Dockstavarvet, Saab.
Acrescente a isso o novo sistema de gerenciamento de combate e sensores de vigilância e ataque através do sistema Trackfire, o CB90 HSM é de fato uma nova geração, pronta para enfrentar as costas da Suécia.
Trackfire aprimorando o CB90 HSM
A configuração exclusiva do Trackfire fornece uma linha de visão independente estabilizada (SILOS). Como o Módulo Sensor estabilizado de forma independente é desacoplado dos eixos das armas (e, portanto, isolado dos efeitos de recuo da arma), o operador é capaz de manter a linha de visão do alvo, reduzindo bastante o tempo de aquisição do alvo. O sistema Trackfire também permite recursos de vigilância bastante aprimorados por meio de câmeras IR. Além disso, essa configuração permite que um alvo seja mantido continuamente durante a sequência de engajamento, fornecendo assim um verdadeiro cálculo balístico abrangente, incluindo previsão de alvo 3D. “Estamos analisando recursos completamente novos. Enquanto as versões mais antigas são barcos muito bons, eles são mais parecidos com veículos de transporte em comparação com o novo modelo, levando tropas de um ponto para outro. Com essas atualizações, temos recursos operacionais completamente novos em termos de vigilância, força de fogo, consciência tática e capacidade de agir quando necessário”, disse Fredrik Hyllengren, gerente de projetos da FMV.
Uma cooperação estreita
Como em todos os casos de construção de embarcações para a Marinha sueca, o CB90 HSM é resultado de uma cooperação estreita entre Dockstavarvet da Saab e FMV, algo que Andreas Nordstrand diz mostrar o melhor de nós como fornecedor. “A lista e o nível de demandas nos levam a entregar da melhor maneira possível. Penso nisso como uma situação em que todos saem ganhando. ”O usuário final sempre faz parte do processo, certificando-se de que os padrões sejam cumpridos, nesse caso, o Naval Warfare Center e o Amphibious Battalion.
“Este é um bom produto e o trabalho em equipe entre todas as partes envolvidas foi ótimo, todos foram humildes e realmente trabalharam juntos. Essa é a razão do resultado bem-sucedido, uma grande cooperação”, disse Fredrik Hyllengren.
Especificações do CB90 HSM
- Deslocamento Leve: 18 toneladas
- Deslocamento máximo: 24,5 toneladas
- Dimensões: comprimento total: 16,3 metros
- Boca: 3,8 metros
- Calado: 0,9 metros
- Velocidade máxima com carga máxima: 45 nós
- Velocidade de cruzeiro no estado do mar 1 ou menos: 38 nós
- Autonomia com velocidade de cruzeiro: 300 NM
- Propulsão: 2 Motores com 900 HP, Scania Diesel V8
- HidroJato: S32 Mix
Faço votos que a DGS evolua a Raptor (Dgs 888) para uma lancha deste porte da CB-90 ou LPr-40 . A propósito ao visitar a usina de Itaipu mês passado, vi que tinha uma DGS 888 Raptor lá em uma área da MB no lago da hidrelétrica , fotografei de dentro do ônibus turístico mais ficou ruim a imagem.
Verdade, concordo plenamente com o comentário de PRAEFECTUS, seria de excelente uso nas regiões amazônica e na bacias interiores do Pantanal e adjacências.
Seria ótimo essa versão ser usada não só na região amazônica, mas também na região do Pantanal. Rapaz que máquina!
Para seu tamanho tem excelente capacidade de carga e de velocidade. Fio do céu, 46 nós não é pouca coisa não. E sua suite de sistemas de vigilância e ataque é muito boa para os TOs mencionados acima!
Uma excelente opção para a MB.
Grato
Uma embarcação desta é projetada para o mar, quando ele fala de mar 1 está falando em uma condição semelhante à de rios e represas mas certamente encara coisas muito piores, o V do casco é um fator determinante.
Se for para uso exclusivo em água doce tem que mudar bastante coisa para ter a melhor eficiência!