A Agência Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos acusou nesta sexta-feira (18) a Boeing de ocultar documentos importantes vinculados ao 737 MAX, desabilitado para voar há sete meses após dois acidentes que deixaram 346 mortos.
Segundo a FAA, a Boeing descobriu meses atrás as mensagens trocadas por dois funcionários da empresa sobre o processo de certificação da aeronave, em 2016, mas não revelaram sua existência até a última quinta-feira.
“Na última noite (quinta-feira), revi um documento preocupante que a Boeing forneceu ontem (quinta-feira) no último minuto ao Departamento de Transportes”, disse Steve Dickson, administrador da FAA, em uma carta ao chefe da Boeing, Dennis Muilenburg.
“Entendo que a Boeing descobriu o documento em seus arquivos meses atrás. Aguardo sua explicação imediata sobre o conteúdo deste documento e o atraso da Boeing em informar os reguladores de segurança sobre sua existência”, acrescentou.
Segundo uma fonte próxima ao caso, os funcionários mencionam em suas trocas de mensagens que a Boeing entregou à FAA informações enganosas sobre um importante software 737 MAX.
Em uma conversa que remonta a 2016 entre dois pilotos da Boeing, fica claro que o sistema automático que deveria impedir o colapso do 737 MAX dificultava a pilotagem do avião em um simulador.
No documento, entregue pela empresa a uma comissão parlamentar de inquérito, Mark Forkner, que na época era piloto da Boeing, diz a um colega que o MCAS – o sistema que seria questionado após dois acidentes que deixaram 346 mortos – “descarrila no sim” (simulador, ndr).
FONTE: AFP
Digo com todas as letras, a Embraer é a boia salvadora para a Boeing, e não o contrário. O lero-lero de que a Embraer poderia entrar em céus de tempestade e se quebrar toda se não fosse “vendida” para a empresa americana é a maior falácia contada nos últimos tempos. FALÁCIA criminosa, se for concretizada essa vergonha chamada “parceria estratégica” será uma eterna MANCHA na farda dos MILITARES DA FAB que endossaram esse crime de lesa-pátria! Outro-sim isso que a Boeing fez com o 737 MAX tem nome, e se chama CRIME, e as vitimas desse CRIME foram só 346 pessoas mortas…
Grato
Não vejo outra que não ataques coordenados internos e externos contra a Boeing.
Mas Boeing é Boeing, ainda que sintam o golpe, eventualmente irão se recuperar.